Carregando...
Você está aqui:  Home  >  Geral  >  artigo atual

Com bloquinho de mini-multas, agentes mirins serão fiscais do trânsito

De   /  20/04/2017  /  Sem comentários

    Imprimir       Email
Conscientização das crianças sobre segurança no trânsito será estendida aos adultos

Conscientização das crianças sobre segurança no trânsito será estendida aos adultos

Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Frei Caneca, em Cacoal, receberam uma importante missão na manhã dessa terça-feira (18): a partir de agora eles são agentes mirins de trânsito.

O Projeto Mini Multa, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), tem como objetivo orientar e conscientizar crianças de até 12 anos, das redes públicas estadual e municipal de ensino, para se tornarem multiplicadoras junto aos familiares. “Por meio deste projeto, as crianças aprendem as regras básicas de trânsito, recebem a credencial de agente mirim e um bloco de mini-multa para autuar os pais e responsáveis quando cometerem erros no trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante.

Segundo ele, espera-se que por meio do projeto a conscientização das crianças sobre a importância de um trânsito seguro estenda-se também aos adultos.

A escola Frei Caneca é a primeira a receber o projeto Mini-Multa no município, que se estenderá a todas as escolas públicas de Cacoal. O aluno Eduardo Myata dos Santos Mendes, de 7 anos, já tem colocado em prática o que tem aprendido sobre o trânsito. “Eu aprendi muitas coisas nessas aulas. Aprendi que a gente tem que atravessar pela faixa e sempre sinalizar para que os outros fiquem sabendo para onde a gente quer ir. Também temos que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”, explicou.

Sobre o que Eduardo já ensinou aos pais, o garoto foi bem específico. “Falei para eles que não podem de jeito nenhum andar com a viseira do capacete aberta. Tem que fechar sempre. Também disse que eles não podem andar com aquele negócio do pescoço solto (cinta jugular). Tem que prender bem a fivela para o capacete não escapar”, enfatizou o agente mirim de trânsito.

"Já falei pros meus pais que eles tem que fechar a viseira e prender bem a fivela do capacete", explicou o agente mirim Eduardo Myata

“Já falei para os meus pais que eles tem que fechar a viseira e prender bem a fivela do capacete”, explicou o agente mirim Eduardo Myata

A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, esteve presente na entrega das carteirinhas dos agentes mirins, ocasião em que lançou oficialmente o 7º Concurso de Desenhos e Frases de Cacoal, realizado pela prefeitura. Voltado aos alunos da educação infantil e ensino fundamental I e II das escolas públicas e privadas, o projeto tem como objetivo promover e estimular ações educativas de trânsito, por meio de desenhos e frases que despertem a responsabilidade do cidadão no trânsito. Neste ano, o Detran irá apoiar o projeto de prefeitura de Cacoal com a entrega de 12 bicicletas que farão parte da premiação aos alunos vencedores.

“Temos que estar unidos em um único propósito que é o nosso bem-estar. Ao trabalhar junto às crianças, além de estarmos preparando-as para o futuro, estamos também trabalhando para despertarmos a consciência dos adultos, em relação à segurança no trânsito. O Detran está fazendo um ótimo trabalho ao desenvolver este projeto dos agentes mirins, e agradecemos por contribuir com o nosso concurso de desenhos e frases”, ressaltou Glaucione.

– Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

    Imprimir       Email
  • Publicado: 8 meses atrás, em 20/04/2017
  • De:
  • Última modificação: abril 19, 2017 @ 8:45 pm
  • Arquivado em: Geral

Sobre o autor

Mictmr1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também...

TRANSPOSIÇÃO – Nova lista de servidores beneficiados é publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira

leia mais →