Carregando...
Você está aqui:  Home  >  Colunas  >  artigo atual

ARTIGOS – de Valdir Costa

De   /  11/10/2017  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Jequitibá

O juiz federal Dimis da Costa Braga, da 5ª Vara Ambiental e Agrária de Rondônia ordenou a realização de laudo antropológico da região do Assentamento Jequitibá em busca da solução, para mais de 590 famílias que moram na região da Vila Samuel, em Candeias do Jamari. Em 2007 foi homologada uma Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público Federal (MPF) e firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Jequitibá

Das 591 famílias assentadas pelo Incra que assinaram posse do lote, segundo o juiz Dimis Braga muitos deles já não estão nas terras. Boa parte dos contratos feitos pelo Incra foram vendidos pelos assentados e esses títulos não podem ser vendidos, porque a Lei proíbe. A realização do laudo antropológico é o caminho para a regularização da área, consolidação dos verdadeiros proprietários e expulsão dos aproveitadores de plantão.

Disputa

Os embates públicos entre pré-candidatos ao governo do Estado em 2018, faltando menos de um ano para as eleições antecipam como deverá ser a disputa pelo governo do Estado e pelas duas das três vagas ao Senado. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza), o senador Acir Gurgacz (PP-RO), o ex-prefeito de Porto Velho, José Guedes, pelo PSDB e o advogado Jackson Chediak, do PCdoB já se lançaram como pré-candidatos à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB).

…acirrada

Cassol e Acir “bateram” boca na última semana com declarações públicas agressivas. Maurão percorre o Estado em contatos diretos com lideranças regionais e Chediak, ainda, não “abriu” o jogo. Apesar de não admitir uma disputa pelo governo do Estado no próximo ano, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) tem marcado presença em vários eventos no interior do Estado. Certamente não é por acaso, já que Porto Velho tem muito que se fazer. Hildon nega que tenha pretensões de disputar cargo eletivo em 2018, mas não convence. Quem viver verá…

Itinerante

As sessões plenárias itinerantes da Assembleia Legislativa (Ale) que já foi importante no relacionamento deputados/povo estão sendo reativadas. No próximo dia 19, na Igreja Batista Nacional de Pimenta Bueno ocorrerá Itinerante proposta pelo deputado Só na Bença (PMDB-Primavera de Rondônia) a partir das 9h. Na sessão especial serão discutidos e votados problemas regionais com participação direta da comunidade, que poderá acompanhar a discussão das necessidades dos municípios polarizados por Pimenta Bueno na Itinerante.

Respigo

Esta é uma semana “coice de porco”, pois teremos um feriado (Nossa Senhora Aparecida) na quinta-feira (12). O governo do Estado adiantou que não decretará ponto facultativo na sexta-feira (13) +++ O Congresso Nacional poderia amenizar o problema dos feriados no meio da semana, que provocam problemas em todos os segmentos, mais no econômico. Passar os feriados para as segundas-feiras, como no governo Collor de Melo seria uma alternativa +++ O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ex-deputado estadual receberá o título de Cidadão Honorário de Rondônia. A proposta do deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) recebeu parecer favorável dos membros da CCJ +++ Governo do Estado e prefeituras devem formar uma frente para combater a violência e a criminalidade no Estado. Somente com ações constantes de abordagens para desarmamento da população teremos chances de reduzir as constantes ações criminosas na capital e no interior do Estado resultando em elevado número de pessoas mortas.

– Autor / Fonte: Waldir Costa/Jornalista em Rondônia

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também...

Os suicidas do viaduto, a violência no trânsito, e a ausência do milionário DETRAN

leia mais →