Carregando...
Você está aqui:  Home  >  Destaques  >  artigo atual

Federação de trabalhadores de telecomunicações vai ao STF contra trabalho intermitente

De   /  06/12/2017  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Brasília – Plenário do STF durante julgamento da ação que pretende impedir parlamentares que são réus em ações penais ocupem a presidência da Câmara dos Deputados ou do Senado (Nelson Jr./SCO/STF)

Representantes de diferentes classes de trabalhadores procuraram o Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que a Corte declare inconstitucional o trabalho intermitente. Nessa terça-feira (5), a autora do pedido foi a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas.

Na segunda (4), a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo também apresentou ação com o mesmo questionamento.

A reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro como uma das prioridades do governo de Michel Temer. Entre as mudanças, a nova lei regulamentou o trabalho intermitente, aquele em que o empregado é pago apenas quando for convocado a trabalhar. O intervalo entre as convocações pode ser de horas, dias e até semanas.

A regulamentação do trabalho intermitente permite ao patrão ordenar o comparecimento do empregado com três dias de antecedência. Já existem anúncios de vagas para quatro horas semanais e somente em dias de maior movimento. Em alguns casos, a remuneração é de menos de R$ 5 por hora, o que, no fim do mês, faz com que o funcionário ganhe menos que um salário mínimo.

Esse é um dos questionamentos da Federação dos trabalhadores de Telecomunicação. A entidade também argumenta que a nova regra contraria princípios da dignidade humana, e afirma que a parte mais fraca dessa relação, que é o trabalhador, sai prejudicado. Um exemplo é que, em muitos casos, o empregado precisa pagar do próprio bolso um valor adicional se quiser contribuir para o INSS, o que dificultaria o acesso ao direito de se aposentar.

 Sumaia Villela

    Imprimir       Email
  • Publicado: 1 semana atrás, em 06/12/2017
  • De:
  • Última modificação: dezembro 6, 2017 @ 10:31 am
  • Arquivado em: Destaques, Nacional

Sobre o autor

Mictmr1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também...

Fim da neutralidade de rede nos EUA pode ter impactos na internet no Brasil

leia mais →