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Escola em tempo integral atende 4.510 alunos em Rondônia

De   /  07/02/2018  /  Sem comentários

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A Escola Estadual Alejandro Yague Mayor em Ji-Paraná possui atendimento em período integral para o ensino médio

O Programa Escola do Novo Tempo chega ao segundo ano em Rondônia como uma política consolidada na área educacional. Em 2018, serão atendidos 4.510 alunos do ensino médio em tempo integral em 11 municípios.

A metodologia inovadora é voltada para o projeto de vida dos jovens e a avaliação feita recentemente trouxe resultados positivos.

“A educação em tempo integral tem bons resultados. E estamos trabalhando para melhorar ainda mais”, comemora Adriana Nobre, a coordenadora do Programa Escola do Novo Tempo.

Durante três dias, num hotel da cidade, um apaixonado grupo de educadores avaliou tudo o que foi realizado em 2017, o primeiro ano do Programa Escola do Novo Tempo, que foi criado em Rondônia para desenvolver a meta do governo federal de melhorar o ensino médio. E o resultado não poderia ser melhor.

Durante o encontro, a equipe de implantação, a coordenadora geral, quatro especialistas pedagógicos, de estrutura e gestão, representante de um parceiro do programa, gestores e representantes das coordenadorias regionais de ensino falaram das experiências. As perspectivas para 2108 também foram analisadas. Neste ano, o programa chegará a Vilhena, o 11º município, na Escola estadual de Ensino Médio e Fundamental Marechal Rondon.

Além de avaliar, o grupo falou abertamente sobre temas como disciplina, pais que não conseguem dar suporte aos filhos nas escolas e drogas. “Elas chegam até ao aluno que você sempre acha que não seria capaz de se envolver”, testemunhou um educador.

INOVAÇÃO

A proposta da Escola do Novo Tempo é implantar um sistema educacional que rompa com a dinâmica do sistema educacional regular, o comum, cuja eficácia vem sendo bombardeado com críticas pelos especialistas.

Os clubes são formados por alunos, de acordo com a afinidade de cada um. A música, o teatro e a robótica, por exemplo, estão presentes nas unidades educacionais do programa.

Há, ainda, disciplinas que despertam o autodidatismo e a independência no estudo e na organização para além da escola. Na música, já surgiram talentos que começam a despontar no cenário nacional, segundo a coordenadora.

A implantação do ensino em tempo integral nem sempre é fácil. Há comunidades que resistem com argumentos variados, mas que o temor em relação ao que é novidade. Há situações, entretanto, que os pais pedem o programa, mas as escolas não atendem pré-requisitos definidos pelo Ministério da Educação, como IDH baixo e situação de vulnerabilidade.

O modelo de escola em tempo integral é defendido pelo governador Confúcio Moura, que contesta o sistema atual, que não prepara o aluno para o mercado de trabalho nem para as situações cotidianas. O formato utilizado em Rondônia é similar ao que funciona em Pernambuco com bons resultados.

*Por Nonato Cruz – Assessoria c/Rul.com

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  • Publicado: 4 meses atrás, em 07/02/2018
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  • Última modificação: Fevereiro 7, 2018 @ 7:10 am
  • Arquivado em: Cultura

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