Carregando...
Você está aqui:  Home  >  Municípios  >  artigo atual

Período de chuva deixa moradores próximos do Rio Jamari em alerta

De   /  09/02/2018  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Nível do rio chegou a marca de 8,75 metros na última terça-feira e se aproxima de imóveis. Comissão municipal de Defesa Civil foi criada para auxiliar moradores em área de risco.

Os moradores que vivem em bairros próximos ao Rio Jamari estão em estado de alerta, na cidade de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Isso porque as chuvas constantes que caem entre os meses de janeiro a março deixam a possibilidade do nível do rio subir e alagar residências nas áreas mais baixas. Segundo a Agência Nacional de Águas (Ana), o nível do rio chegou a marca 8,75 metros na última terça-feira (6).

O autônomo Valdemir de Souza conta que mora na Rua Beira Rio, no Setor Mutirão, com a esposa e quatro filhos e o local sempre é afetado pelo aumento do nível do Rio Jamari nesta época do ano.

“Todo ano funciona assim: a água alaga as casas do pessoal. Inclusive ano passado alagou a minha e fiquei inundado. Então, é uma situação constrangedora e se continuar do jeito que vai aqui, eu vou ter outro prejuízo como tive no ano anterior. A gente tem crianças, esposa e ver as coisas se acabando assim não é brincadeira”, comenta.

Já a aposentada Francisca Ferreira conta que mora em uma área mais elevada do bairro, mas que chegou a ver alguns conhecidos retirando os móveis das residências com o auxílio de canoas para evitar que ficassem submersos.

Casas correm risco de ficarem alagadas (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Casas correm risco de ficarem alagadas (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

O sargento do corpo de bombeiros, Luiz Júnior, explica que para auxiliar os moradores e monitorar as áreas de risco no município foi criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que é composta pela Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PM), e possuem o objetivo de oferecer respostas rápidas em casos de desastres.

“A comissão faz a primeira avaliação e a primeira resposta em uma situação de crise. Após essa verificação, se for preciso, é feito o acionamento da coordenadoria estadual de Defesa Civil. Geralmente realizamos a avaliação do Rio Jamari, que é o rio que circunda o município e o que põe mais em risco algumas situações nos bairros periféricos”, relata.

Como o período das chuvas ainda deve se estender até março, os moradores que precisarem de auxílio no caso de alagamento devem acionar os bombeiros através do telefone 193.

– Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

    Imprimir       Email
  • Publicado: 3 meses atrás, em 09/02/2018
  • De:
  • Última modificação: Fevereiro 9, 2018 @ 10:21 am
  • Arquivado em: Municípios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *