Prefeitura de Porto Velho amplia locais e horários de vacinação contra a gripe e covid-19

Foto: SMC

A partir desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia uma estratégia de vacinação contra a gripe e a covid-19. O planejamento vai ampliar a oferta dos imunizantes para mais locais, visando vacinar o maior número de pessoas.

Shopping

A partir das 17h desta quinta-feira, o Porto Velho Shopping será ponto de vacinação na capital, até o próximo sábado (24). Uma sala com as vacinas da influenza e covid-19 ficará disponível no local, durante esse período, sempre das 17h às 21h.

Sábado

Já durante o sábado, seis unidades de saúde abrirão as portas para vacinação, das 8h às 17h, sendo elas:

USF Renato Medeiros
USF Ronaldo Aragão
USF Hamilton Godim
USF José Adelino
USF Castanheiras
USF Maurício Bustani

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, localizada na rua Equador, Nova Porto Velho, também será ponto de vacinação contra gripe e covid-19 no sábado. O horário de atendimento será das 8h às 14h.

Já na próxima semana, a Semusa estenderá os horários de funcionamento até as 21h, apenas para vacinação, nas unidades de saúde Ernandes Índio, Pedacinho de Chão, Osvaldo Piana e Nova Floresta.

Nas outras unidades, a vacinação continuará sendo oferecida no horário normal. Confira aqui os horários dos locais de vacinação.

Vale ressaltar que, para se vacinar em qualquer um desses pontos de imunização, o paciente deve estar com o cartão do SUS ou CPF em mãos. Se for menor de idade, precisa estar acompanhado de um responsável.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, o objetivo da estratégia é elevar os índices de vacinação de covid-19 e gripe em Porto Velho, a fim de garantir uma saúde segura a todos.

“Nós estamos com a cobertura vacinal dessas duas vacinas bem abaixo do que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Precisamos que mais pessoas se vacinem. Estamos ampliando a ofertas dos imunizantes de gripe e covid-19 para atrair o maior número de pessoas a serem vacinadas”, explica Pasini.

Números

Dados da Semusa apontam que, até o momento, apenas 47 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe desde o início da nova campanha em Porto Velho. Esse resultado representa apenas 16% de cobertura vacinal. No entanto, a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Em Porto Velho, dados da Divisão de Imunização da Semusa apontam que apenas 60 mil pessoas tomaram a dose da vacina bivalente contra covid-19. Esse número está bem abaixo do que é necessário para ser alcançado, por isso a importância de procurar se vacinar.

Quem deve ser imunizar

A vacina contra a gripe está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses de idade. Pessoas que fazem parte de grupos de risco, como gestante, puérpera, idoso, imunocomprometido, entre outros, devem se identificar ao vacinador no ato da imunização.

Já a vacina bivalente é indicada para pessoas acima de 12 anos de idade. No caso de idosos que já tomaram a bivalente, devem tomar a nova dose de reforço, desde que tenha um intervalo de seis meses entre as doses.

Source: Fonte: SMC
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias