Não votou nas eleições? Saiba o que fazer

Eleitores que não votaram no último domingo, 7, têm até 60 dias para justificar ausência, sendo necessário comprovar o motivo do não comparecimento

 

Para regularizar a situação eleitoral é preciso pagar uma multa no valor de R$ 3,61 por votação não comparecida Quem não votou no último domingo, 7, no primeiro turno das eleições, ainda pode justificar a ausência. Basta preencher online o formulário de justificativa eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos tribunais regionais ou entregar o formulário preenchido em um cartório eleitoral.

Outra opção é enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. Precisa apenas respeitar o prazo de até 60 dias após o primeiro turno da votação.

O eleitor também precisa apresentar um documento que comprove o motivo do impedimento para votar no dia das eleições. Após enviar o formulário, o eleitor receberá um código de protocolo para acompanhar o processo.

Mesmo quem não votou no primeiro turno das eleições e não justificou a ausência poderá votar no segundo turno, previsto para o próximo dia 28.

Já para regularizar a situação eleitoral é preciso pagar uma multa no valor de R$ 3,61 por votação não comparecida. Quem não estiver com a situação eleitoral regular pode, por exemplo, ficar impedido de obter passaporte e de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública.

(Fontes: Reprodução/Agência Brasil/EBC)


Imprimir   Email

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar