O que é aterosclerose

Aterosclerose é uma doença progressiva que se manifesta desde o nascimento. O que vai depender para o maior ou menor desenvolvimento dessa doença é como cada um cuida de seu corpo e da sua alimentação.

Às vezes, porém, não somos culpados pelo aparecimento da aterosclerose, porque ela pode ter um caráter hereditário ou genético. Pessoas que nascem, por exemplo, com um distúrbio genético que aumenta o colesterol vão ter uma aterosclerose acelerada.

O estilo de vida, por exemplo, que envolve fatores como sedentarismo, tabagismo, etilismo e obesidade, vai acelerar ou piorar o desenvolvimento da aterosclerose e de outras complicações vasculares.

- Renato Jorge Alves*

*Prof. Dr. Renato Jorge Alves é Chefe do Serviço de Cardiologia da Santa Casa e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,this)" rel="noreferrer" style="margin: 0px; padding: 0px; box-sizing: border-box; outline: none; text-decoration: underline; text-size-adjust: 100%;">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Imprimir   Email

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar