Jogos Abertos das Comunidades Indígenas de Rondônia

Nesta sexta-feira (12) acontece a abertura dos Jogos Abertos das Comunidades Indígenas (Jaci), no ginásio capitão Rui Teixeira, em Cacoal. O evento será às 18h, com participação confirmada de indígenas de etnias que residem na região central de Rondônia, como Cinta-Larga e Surui.

 

No total, serão três dias dedicados ao esporte na região de Cacoal, com várias modalidades, entre futebol, vôlei, atletismo, arco e flecha, prova do fogo e corrida com a tora. Participam das competições, adolescentes e adultos, tanto do gênero feminino quanto masculino. “É uma forma de promover interação entre os indígenas de várias etnias”, explica Rodnei Paes, superintendente da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel).

Na primeira edição do Jaci, os coordenadores do evento esperam a participação de 600 a 800 indígenas. Os três primeiros colocados nas competições receberão troféus e os demais colocados, medalhas, premiações que objetivam incentivar ainda mais a prática esportiva nas aldeias.

De acordo com Rodnei Paes, a ideia de promoção dos jogos surgiu após a realização de um diagnóstico sobre a produção de artesanato feito nas aldeias, no qual foram cadastrados cerca de 300 indígenas junto ao Cadastro Nacional do Artesanato. “No trabalho desenvolvido nas aldeias, as equipes perceberam que os indígenas praticam esportes com regularidade e eles informaram o desejo de interagir com outras etnias, na promoção de disputas esportivas”, conta Rodnei. “Além disso, é uma forma de apresentar para comunidades não indígenas a prática do esporte desenvolvido nas aldeias. Eles merecem essa valorização, esse reconhecimento”, complementa.

A organização do evento é da Sejucel em parceria com a Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal. Durante os três dias de evento, além do esporte, no local haverá exposição de artesanato produzido pelos indígenas de várias etnias.

(Texto: Secom / Foto Ilustrativa Google)


Imprimir   Email

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar