Estudantes de engenharia civil visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Um grupo com 40 universitários do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ji-Paraná (Unijipa) esteve na Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau para conhecer a estrutura do empreendimento. Entre as estruturas visitadas estão a Sala de Controle, a Casa de Força da Margem Direita (onde estão instaladas 28 turbinas) e a subestação isolada a gás.

Durante toda a visita, os universitários receberam informações sobre a UHE Jirau, como período de construção e projetos socioambientais; sobre geração, transmissão e distribuição de energia; sobre funcionamento das turbinas; entre outras explicações.

O professor universitário Marco Antônio da Silva Pereira Junior conta que a instituição busca alinhar conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, com o conhecimento técnico. “Um empreendimento deste porte abre a mente de nós profissionais e dos estudantes, que não se limitam a pequenas construções. Ele abre os horizontes para novos desafios dentro da profissão”, fala.

O estudante de Engenharia Civil Claudemir Quirino diz que gostou da visita. “Eu já tinha visto algumas fotos, mas nunca tinha visto pessoalmente. É algo surpreendente, a espessura do concreto, o tamanho da estrutura. Resumindo: achei o máximo. Foi de grande importância ter conhecido a estrutura da Usina”, diz

A visita foi concluída no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão peças arqueológicas resgatadas durante a construção da UHE Jirau.

- Assessoria


Imprimir   Email

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar