Governador de Rondônia propõe Centro de Mídias em parceria com a Santo Antônio Energia

A criação de um Centro de Mídias de Educação que garantirá mediação tecnológica para alunos e profissionais de Porto Velho e do interior de Rondônia foi a pauta na tarde de terça-feira (9), entre o governador Daniel Pereira e o presidente da Santo Antônio Energia, Roberto Junqueira Filho.

A proposta de ensino mediado pela tecnologia foi considerada pelo governo de grande abrangência, possibilitando uma cobertura total do Estado. A reunião também contou com a presença da secretária de Estado da Educação (Seduc), Maria Angélica Silva Ayres.

Antes da reunião com o presidente da concessionária, o governador apresentou um vídeo que retrata os avanços tecnológicos que estão sendo implantados, citando como exemplo o treinamento destinado a policiais militares para atuação com a Plataforma Mobile, sistema de registro online de ocorrências, por meio de tablet ou smartphone. Em seguida, o governador enfatizou que a Santo Antônio Energia iria construir uma Casa Família Rural, mas o projeto ainda não foi concretizado, levantando a possibilidade de substituição do investimento ao centro de apoio tecnológico.

Conforme mencionado pela secretária de Educação, em conversa com a concessionária foi discutido sobre a destinação do recurso com a possibilidade de ser investido em outra proposta destinada também para a Educação. “Consideramos a proposta de criação de um Centro de Mídias de grande importância e o governador levou ao conhecimento do presidente da Santo Antônio Energia. O interesse foi de imediato e o presidente reconheceu que seria uma medida de grande abrangência pois garantiria uma cobertura total do Estado e não somente para atender o ensino médio, como também ampliar o atendimento com mediação tecnológica”, disse.

Segundo explica a secretária, a ideia é converter o recurso para a aquisição de estúdios que possibilitariam ao Estado implantar o Centro de Mídias. A proposta foi levada pelo próprio governador Daniel Pereira ao presidente da Santo Antônio Energia, quando ficou agendada a reunião que ocorreu na tarde de terça-feira. Ao se pronunciar sobre a proposta, Junqueira reconheceu a grandiosidade enfatizando que a medida irá atender muitas gerações.

O Centro Mídias vai contar com a construção de um estúdio que será definido pelo governo de Rondônia. Após a reunião, segundo explica a secretária, o próximo passo será a adequação no projeto para a mudança do objeto que passaria para a aquisição dos estúdios para a criação do Centro de Mídias. Após feitas as adequações, o projeto deve ser enviado para ser analisado pela Santo Antônio Energia.

Para o governador, a construção de um Centro de Mídia dará um salto para o investimento de apoio tecnológico considerado algo  inédito e inovador que pode gerar conteúdos para todo o Estado, ou seja, o que se discute é sobre um novo convênio mais moderno e amplo, com infraestrutura para produção de aulas em três turnos – manhã, tarde e noite.

Com o ensino mediado pela tecnologia, ressalta a secretária, além de atender os ensinos fundamental e médio iria possibilitar cursos de nível superior que seriam oferecidos como educação à distância. “O Centro de Mídias cumpre essa função educacional contemplando todas as etapas do ensino básico ao superior. Entendo que seja um espaço extremamente importante para uma administração moderna”, enfatizou a secretária.

A secretária também ressaltou que a tecnologia poderá atender o ensino oferecido nos presídios. “Trata-se de uma ferramenta que poderíamos oportunizar para que os presídios tenham um cronograma na oferta de cursos de qualificação e técnico. Com essa visão podemos alinhar possíveis meios de empregabilidade dos que hoje estão privados de liberdade e assim prepara-los para o retorno à sociedade”, argumentou.

(Texto: Paulo Ricardo Leal - Foto: Ésio Mendes/Secom)


Imprimir   Email

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar