Plano de Ação para levar desenvolvimento ao Vale do Jamari

Projeto de Liderança e Desenvolvimento Econômico Regional (LIDER) chega ao seu sexto encontro na região do Vale do Jamari

Os participantes do projeto Liderança e Desenvolvimento Econômico Regional (LIDER) se reunem pela sétima vez desde que a iniciativa começou a ser desenvolvida na região do Vale do Jamari nos dias 20 e 21, em Ariquemes. Nesta fase, os líderes de 11 municípios começam a construir o Plano de Ação que norteará as atividades do grupo pelos próximos anos.

O consultor João Batista Nunes Nogueira explica que quatro grandes eixos vão nortear o Plano de Ação do Lider da região do Vale do Jamari. “Temos a educação Empreendedora, o agronegócio, o turismo e a governança como os eixos escolhidos pelos líderes. Ações para cada um desses eixos serão escolhidas e aplicadas nos municípios, para o desenvolvimento”, esclarece.

Na Educação Empreendedora, o grupo buscará desenvolver ações em escolas da rede pública, seja na aplicação de conceitos do empreendedorismo aos estudantes, sejam oportunidades para que os alunos também possam gerar renda.

Para o Turismo e o Agronegócio, duas vocações naturais da região, as propostas são de potencializar as ações já existentes, além da criação de cenários favoráveis para o surgimento de novas oportunidades de negócios, com a capacitação de mão-de-obra e de identificação de ambientes favoráveis para o desenvolvimento de atividades empreendedoras.

Já na Governança, a ideia é de que as ações demandadas ao setor público possam ter continuidade independente do mandatário.

Para o comerciante Thiago Laddaga Dias, o programa LIDER propõe transformar a realidade dos municípios do Vale do Jamari, através do empreendedorismo. “Vamos propor as ações e vamos contar com a comunidade para colocar em prática essas iniciativas. Para que isso se transforme em uma realidade vamos mobilizar o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor”, argumenta.

O programa LIDER é apontado pelo Sebrae como uma importante ferramenta para levar o desenvolvimento econômico e social aos moradores de municípios do Vale do Jamari. “São iniciativas que vão proporcionar um desenvolvimento dos municípios participantes. A ideia é fortalecer os pequenos negócios, o que vai gerar mais emprego e renda”, destaca o analista técnico e gerente regional do Sebrae Domingos Sávio Oliveira.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *