Seas divulga calendário do Programa AmpaRO e prorroga prazo de cadastramento

Programa foi prorrogado para 30 de junho, e vai atender famílias em situação de extrema pobreza, que foram atingidas com impactos da pandemia do coronavírus.

As famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda Temporária (AmpaRO) já podem consultar o calendário do benefício, que está disponível no portal e nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Nesta terça-feira (23), durante coletiva de imprensa, a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que a iniciativa busca atender nesse primeiro momento mais de 48 mil famílias em situação de extrema pobreza.

“Nós nos unimos em parceria com a Caixa Econômica Federal para criar um programa que pudesse ajudar as famílias em situação de extrema pobreza. Disponibilizamos recurso de mais de R$ 37 milhões para atender as famílias do grupo mais vulnerável com renda per capta familiar de até R$ 89”, destacou Luana Rocha.

A secretária explicou ainda que a habilitação (primeira fase) do programa, que iniciou no dia 15 de junho, foi prorrogada até o dia 30, de forma que as famílias tenham mais tempo para fazer a habilitação no programa.

ENTENDA O CALENDÁRIO

O Calendário do programa pode ser acessado através deste link.  Nele, o usuário tem acesso às datas, que vão desde a divulgação dos nomes dos beneficiários, até a data de saque dos meses de julho, agosto e setembro. A partir do dia nove de julho, a Seas divulgará a Lista de Beneficiários Habilitados e Não-Habilitados (com erro no cadastro).

Os não-habilitados são aqueles usuários que na hora do preenchimento do cadastro colocaram alguma informação errada. Nesse caso, terão que fazer a alteração dos dados dentro do período disponibilizado no calendário, que vai do dia 10 ao dia 15 de julho.

PRIMEIRA PARCELA

A partir do dia 16 de julho estará disponível a primeira parcela de pagamento, para transações virtuais. É importante frisar que só conseguirá receber o valor quem estiver com todas as informações corretas no sistema. Já o saque diretamente na agência estará disponível a partir do dia 20 de julho.

APLICATIVO CAIXA TEM

A consulta do valor recebido na conta será feita através do aplicativo “Caixa Tem”, da Caixa Econômica Federal. O aplicativo foi criado para facilitar o acesso da população aos programas, serviços sociais e transações bancárias. O aplicativo funciona tanto em celulares com sistema Android, quanto IOs e o download pode ser feito na Play Store (Android) ou App Store (IOs).

COMO USAR:

  • Após baixar o aplicativo, o usuário irá acessar com o CPF e criar uma conta na hora. (Só poderão acessar aqueles que possuem uma conta na Caixa, os beneficiários do programa ampaRO terão suas contas abertas pelo Estado);
  • Para acessar informações da conta, fazer pagamentos ou transferências pelo aplicativo, o usuário deve colocar a senha de acesso e aguardar um SMS com o código, para confirmar a identificação;
  • Após a confirmação, é só utilizar os serviços;

O passo a passo para acessar o aplicativo está disponível nesta cartilha.

A superintendente do banco, Marina Aguilera, esteve presente na coletiva e elogiou a celeridade do Governo de Rondônia para a criação do Programa. Na oportunidade, explicou como funcionará o saque dos pagamentos. “Nós vamos abrir uma conta poupança social digital para cada beneficiário. É importante ressaltar que ambos os auxílios, Emergencial e do Programa AmpaRo, não entram em conflito um com o outro, sendo assim os beneficiários poderão ter acesso aos dois benefícios. Todo o processo pelo aplicativo é virtual, mas caso o usuário queira sacar o valor, ele deve verificar a data no calendário. Nesse caso os saques estarão disponíveis a partir do 20 do próximo mês, nas datas programadas de acordo com o final de cada NIS, para não gerar aglomerações”, enfatizou a superintendente da Caixa.

CALENDÁRIO DO PROGRAMA AMPARO

PASSO A PASSO APP CAIXA TEM 

Fonte: Secom-Ro

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *