Termina nesta terça-feira, Campanha contra a gripe para terceira fase

Crianças, gestantes e puérperas estão no grupo que registrou menor procura pela imunização

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B encerra nesta terça-feira (30) e Balanço publicado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde aponta que pouco mais de 71% das pessoas que fazem parte do público-alvo tomou a vacina na Capital, no entanto 28.855 ainda não buscaram este importante reforço na redução de complicações, internações e mortes.

Em Porto Velho, a campanha tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte da terceira fase. Segundo o departamento de Imunização da Semusa, as crianças vacinadas até agora somam 11.396 (27%), gestantes 2.167 (33%) e puérperas 1.062 (28%). Além disso, adultos entre 55 e 59 anos, que também estão inseridos nesta fase, atingiram 5.899 (42%) pessoas vacinadas.

Período de chuvas aumenta casos de doenças sazonais em crianças ...
Quase 30 mil pessoas,da terceira fase, ainda não se vacinaram

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, até o final da tarde desta segunda-feira (29), ainda não havia uma sinalização do Ministério da Saúde por nova prorrogação deste prazo. “Eu acredito ser necessário um prolongamento da campanha, haja vista que a baixa adesão da população está sendo registrada em todos os municípios brasileiros por causa da pandemia”.

Ainda segundo a gerente, outra explicação para a baixa cobertura é a proibição de ações específicas de vacinação em escolas e instituições, como eram realizadas em outros anos. “Nossa equipe visitava todas as escolas durante a campanha para beneficiar as crianças e também educadores. Esse ano ficamos impossibilitados, por causa da pandemia”.

As vacinas conta a gripe e de rotina estão disponíveis em todas as unidades de básicas de saúde e podem ser aplicadas das 8h às 18h. Encontre a unidade mais próxima da sua casa no link https://sempog.portovelho.ro.gov.br/artigo/27786/unidades-municipais-de-saude

Equipes de imunização da Semusa estiveram em alguns distritos, na última semana, para dar prosseguimento na campanha contra a gripe. Ao todo, mil pessoas foram beneficiadas entre moradores de vila, comunidade e também das linhas rurais.

Para evitar aglomerações e risco de proliferação do coronavírus, os profissionais de saúde montaram uma estrutura na parte externa das unidades de saúde. No distrito de Nova Califórnia foram aplicadas 420 doses de vacina, entre influenza, tríplice viral e de rotina. Em Vista Alegre do Abunã outras 580 pessoas foram imunizadas, sendo 190 doses de vacina contra a gripe e outra 350 de rotina.

Fonte: Comdecom

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *