Rondônia já abriu 6.649 empresas com a facilidade do certificado digital

Com a pandemia, a secretaria modificou sua forma de atuação para não prejudicar o empresariado.

Junta Comercial - Até abril, todos os municípios de Rondônia ...
Secretaria Geral da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer)

A Secretaria Geral da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) informou que segundo os dados de levantamento, desde o mês de março foram abertos em Rondônia 6.649 novas empresas

A agilidade também aconteceu, graças à Instrução Normativa nº 62, editada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).

Conforme o cômputo da Jucer, de 1º a 31 de março o Estado teve 590 empresas extintas, incluindo micro e pequenas empresas individuais (MEI’s). Em abril 367, em maio 522, e em junho 384.

“Foram 1.754 naquele mês, 1.160 em abril, 1.477 em maio, e 1.314 em junho”, informou o secretário geral, Leilson Souza, considerando as Micro e Pequenas Empresas Individuais.

A pandemia levou a Jucer a modificar sua forma de atuação, para não prejudicar o empresariado. Segundo Leilson Souza, a situação melhorou a partir da parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

“Diminuímos custos para o empresário, que não precisou ir até a Junta para abrir empresas, porque os contadores conseguiram para eles o certificado digital. Estão filiados ao CRC 1,4 mil profissionais.

“Todos os serviços são feitos pelo sistema remoto, especialmente certidões; também adotamos o livro digital”, enfatizou Souza.

Para participar de licitações, muitas empresas precisavam levar a documentação fisicamente à Jucer, porém, a agregação de serviços facilitou a continuidade do seu ritmo de trabalho. Empresários queixavam-se da maneira como protocolar documentos, até encontrarem as facilidades proporcionadas pela Junta e pelo CRC.

“O registro automático é feito pelo contador, via certificado digital”, destacou Souza.

Diversas lives no período de pandemia visaram estimular o empresariado a não esmorecer, nem perder o foco de seus projetos para 2020. Por exemplo, o CRC ajudou a esclarecer diversas instruções normativas, como a de nº 81, considerada uma super instrução normativa, porque reúne tudo em 133 artigos e revogou 50 instruções anteriores. “Era uma reivindicação de todas as juntas comerciais nos estados”, disse o secretário geral da Jucer.

As lives explicativas continuam com acesso das juntas e CRC’s estaduais. Para esta quarta-feira (1º) está programada uma, a respeito da instrução nº 81, das 16h às 17h30 (horário de Brasília), com participação gratuita dos interessados.

Fonte: Secretaria da junta comercial de Rondônia (Jucer)

One thought on “Rondônia já abriu 6.649 empresas com a facilidade do certificado digital

  1. Wow! This could be one particular of the most useful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Actually Fantastic. I’m also an expert in this topic therefore I can understand your hard work.

Faça seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: