Parecis dá exemplo com apenas um caso de Covid-19

Estado completou mais de 90 dias de enfrentamento da doença e Parecis teve um só único caso.

Desde que iniciou o processo de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia, somaram mais de 90 dias sem que o município de Parecis – que fica na região centro-sul de Rondônia – registrasse um único caso de coronavírus. O município adotou regras rígidas de combate ao vírus e, desde o dia 19 de março, equipes de diferentes segmentos se revezam nas atividades de orientação e fiscalização de condutas dos moradores relacionadas à medidas de prevenção, na tentativa de manter a população livre do contágio.

Para Érica de Brito Ferreira, diretora da Vigilância Sanitária de Parecis, o município, que possui pouco mais de seis mil moradores, ter se mantido imune por tanto tempo ao vírus tem explicação: “As medidas que adotamos são fechamento do comércio, uso de máscara, disposição de álcool em gel nos estabelecimentos comerciais”, especifica.

Como exemplo, ela narra a atuação de equipes de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Endemias em abordagens orientativas aos moradores, explicando a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção, bem como o isolamento social. Somados às ações, a realização de Barreiras Sanitárias e apoio de efetivos da Polícia Militar.

Barreira Sanitária em Parecis

“Na primeira abordagem é realizada notificação e esclarecimento da necessidade de se cumprir à risca os decretos do Estado e do Município”, enfatiza Érica.


O executivo municipal de Parecis criou lei própria que proíbe, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, o que reduz a quantidade de pessoas nas ruas. “As pessoas podem comprar e levar para casa”, detalha a diretora.

E para ajudar as pessoas a cumprir uma medida que evita a transmissão do coronavírus, o Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) do município realiza a doação de máscaras para famílias de baixa renda.

Outra medida que adotaram foi entrar em contato com a empresa que o motorista trabalha e informar a necessidade de isolamento social. “Ficamos acompanhando até sair o resultado do exame e foi positivo, mas ele já estava em Porto Velho”.

Parecis registrou o primeiro caso de Covid-19 no dia 22 de junho. Uma situação que no início da pandemia seria classificada como caso importado, pois foi decorrente de uma visita de uma pessoa assintomática que passou pelo município. O paciente acometido, logo após ter sido diagnosticado, foi encaminhado para Cacoal e está internado no hospital regional.

Fonte: Secom-RO

Spread the love

0 thoughts on “Parecis dá exemplo com apenas um caso de Covid-19

  • 9 de julho de 2020 em 8:40 pm
    Permalink

    Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very helpful information specifically the last part 🙂 I care for such information much. I was looking for this certain info for a very long time. Thank you and best of luck.

    Resposta
  • 12 de julho de 2020 em 6:19 pm
    Permalink

    I do love the manner in which you have presented this specific situation and it does indeed present me personally some fodder for thought. Nevertheless, through everything that I have witnessed, I just trust when the feed-back pile on that people remain on issue and in no way get started on a soap box involving some other news of the day. Anyway, thank you for this excellent point and whilst I can not go along with the idea in totality, I regard the viewpoint.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2020 em 1:32 pm
    Permalink

    Blog fascinante! O seu tema é personalizado ou você fez o download de algum lugar? Um design como o seu com alguns ajustes simples realmente faria o meu blog brilhar. Por favor diga-me onde você obteve o seu tema. Muito obrigado

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *