Serviços do CRAS deixa a desejar em bairros da zona leste

O que vem preocupando os grupos interessados nos serviços oferecidos pelo SUS.

Porto Velho, RO – Não foi dessa vez que o anúncio feito pelas autoridades sanitárias do Município e do Estado, respectivamente, que após novo decreto baixado pelo Governador do estado, que, a arte dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASS), no âmbito municipal, seria retomada os serviços e atividades aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Moradores dos bairros, Socialista, Nova Jerusalém, parte do Jardim Santana, Setor Chacareiro, além dos residenciais do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida e do bairro Escola de Policia, protestaram nesta sexta-feira, 03, contra a suspensão, pelo menos, temporária do CRASS Irmã Dorothy, situado à Rua Fonte Boa, fundos do Residencial Cidade de Todos I.

Desde a última terça-feira, 30.06, parte dos serviços de atendimento não funcionam. Uma placa afixada no portão da unidade indica que ‘o CRAS Irmã Dorothy continua sem sistema’. O que vem preocupando os grupos interessados nos serviços oferecidos pelo SUS.

CRAS Irmã Dorothy

Segundo beneficiários ouvidos pela Reportagem, ‘não é só o sistema instável que trava, outros serviços da unidade mantida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMASF), entre eles, a emissão do CAD-Único, a ida de pacientes ao Psicólogo e outros, também, estão sofrendo com a suspensão esporádica.

A maioria da população cadastrada na unidade do CRAS Irmã Dorothy, disseram que, ‘tem vezes que falta tinta e papel para impressão de documentos e até bloco para receituário’. Sobre o assunto, ninguém do Plantão Social nem da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), quiseram falar, sobre o assunto.

PEQUENO HISTÓRICO – Todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), no âmbito do município são geridos pela SEMASF (Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família). Essas unidades sociais têm por objetivo atender, permanentemente, as famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal, com orientações e encaminhamento assistencial, quando necessário.

Por Xico Nery

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *