Semusa realizará mapeamento e monitoramento no bairro Aponiã

Segundo a secretária, o bairro tem sido o mais atingido em números de infectados com o coronavírus na região.

Semusa vai mapear e monitorar número de casos no bairro Aponiã / O ...
Mapa do Bairro Aponiã

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove uma ação de vigilância em saúde denominada Covid-Zero Aponiã. Trata-se do mapeamento e monitoramento presencial dos casos confirmados ou suspeitos no bairro Aponiã. A região é a que concentra o maior número de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Porto Velho.

Conforme a distribuição espacial dos casos confirmados elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), no dia 26 de junho, 46 ruas do bairro Aponiã concentravam 215 casos do vírus. E justamente neste perímetro serão realizadas as visitas peridomiciliares, iniciativa dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro.

A gerente da USF, Rafaela Castiel, explica que as visitas serão realizadas em todas as casas das 46 ruas em estado crítico. No entanto, ela reforça que a abordagem estará limitada nas áreas externas dos domicílios.

“As visitas domiciliares são uma importante ferramenta para informar, fazer busca ativa de suspeitos e acompanhamento de casos, mas, para esta atividade é importante considerar alguns cuidados para garantir a segurança do paciente e do profissional”, reforça.

O monitoramento presencial vai abranger residências onde há pacientes com o vírus, os vizinhos e também onde ainda nos domicílios onde ainda não há registro da doença. O objetivo é reforçar as medidas de segurança para evitar contaminações, verificar a condição de saúde dos positivos e seus familiares e, se necessário, fazer o encaminhamento dos pacientes para atendimento médico na própria unidade de saúde do bairro.

Para esta ação, os agentes comunitários de saúde foram treinados para atuar em conjunto com os demais profissionais de saúde. Além disso, capacitações sobre paramentação e desparamentação e abordagem ao paciente foram realizadas para que as atividades sejam cumpridas obedecendo as orientações de segurança de todos.

As visitas peridomiciliares serão realizadas a partir da segunda-feira (6) e se estenderão pelas próximas duas semanas, de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 16h30 às 18h. Ao todo, 40 profissionais estão envolvidos nesta ação de prevenção e controle do coronavírus executadas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) em conjunto com o DVS.

Fonte: Semusa

Faça seu Comentário