Emater cria programa de Capacitação em Serviços de Ater (Capes) em RO

Programa é para renovar o atendimento para Famílias rurais de Rondônia no período de pandemia.

A Emater-RO com sua grande equipe de colaboradores distribuídos nos 52 municípios do Estado, mesmo ações presenciais limitadas, buscou na tecnologia ferramentas digitais para que a família rural não ficasse desamparada.

É um momento único, todas as instituições tiveram que se readaptar “e essa readaptação pegou a Emater em um momento de reestruturação de plataforma digital”, diz o vice-presidente da autarquia, José de Arimateia da Silva, explicando que a Emater-RO já vinha fazendo adaptações para modernizar todas as ações de assistência técnica e extensão rural no Estado. Para ele, a pandemia contribuiu para que acelerasse esse processo e fez com que a entidade colocasse em prática um programa de Capacitação em Serviços de Ater (Capes). “É um programa onde todos os empregados da Emater serão capacitados de forma globalizada, unificada, nivelando todas as informações técnicas para levar essas informações ao homem do campo”, explica o vice-presidente.

O projeto Capes tem por objetivo manter o corpo técnico atualizado e levar informações aos agricultores familiares, público esse assistido pela Emater-RO. Para o diretor técnico, Anderson Khül, é uma forma de se buscar alternativas e soluções inovadoras visando resultados mais efetivos e com excelência.

A capacitação técnica sempre foi uma constante na prestação dos serviços de Ater. Extensionistas atualizados tem condições de levar o que há de melhor para que o produtor rural familiar possa ter maior produtividade e competir no mercado com produtos de qualidade. Assim, a proposta do Capes, que já vinha sendo desenhada e tem sido forte aliado para vencer os desafios que surgiram com a proposta de adaptação e flexibilização da Emater-RO no atual contexto sócio econômico, capacitando e atualizando seus empregados, servirá também para ampliar a forma de atendimento aos beneficiários, de uma forma mais rápida e, provavelmente, mais eficiente.

“Nesse primeiro momento nós estamos capacitando nosso corpo técnico, nosso pessoal administrativo, mas vamos trabalhar diretamente com os agricultores familiares”, afirma Arimateia, enfatizando que nessa nova reinvenção o agricultor poderá assistir sua aula na propriedade, onde também poderá fazer suas capacitações, suas provas”, tudo isso com a mesma qualidade, dentro do conforto do seu lar.

Também pensando nos produtores rurais e na forma de atendimento nesse período de pandemia, já que as visitas presenciais estão limitadas, a Emater-RO criou o Sistema de Atendimento Digital (SAD), dando mais conforto aos beneficiários para entrar em contato com seus técnicos, buscarem orientações e se manterem informados.

“Nesse período nós desenvolvemos um meio de comunicação, através do WhatsApp pelo telefone (69) 3211-3734, para divulgar projetos e políticas públicas do Governo, como por exemplo, o concurso Concafé e o Programa mais calcário, que é o que estamos trabalhando no momento, ou até mesmo solicitar um atendimento online de algum especialista distribuído no Estado, no quadro da Emater”, explica Anderson, complementando que é “uma plataforma ágil, flexível, com focos de valores ao profissional, atendendo à exigência que a sociedade pede neste momento.”

Com essa reinvenção de ações e atitudes, a Emater-RO tem mantido a sua excelência nos serviços de assistência técnica e extensão rural, mantendo a família rural ativa e informada. “Continuamos nossas ações, nesse período de pandemia, desenvolvendo as políticas públicas como: o crédito rural e o programa de cacauicultura, distribuindo sementes de haste e buscando a revitalização dessa cadeia produtiva”. Também foi criado um comitê de crise, junto com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para fortalecimento da atividade do leite com políticas públicas específicas para esse setor e o programa mais calcário que vem sendo muito importante para que o produtor de leite revitalize suas pastagens.

Fonte: Emater-RO

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