Reabertura do comércio provoca aglomeração na periferia da capital

A movimentação na periferia da cidade, principalmente na Zona Leste

Porto Velho, RO – O retorno das atividades econômicas da região central e periferia da capital de Rondônia, tem sido bastante intenso nos últimos dias. A movimentação na periferia da cidade, principalmente na Zona Leste, chegou próximo à normalidade, quando a cidade não estava ameaçada com a pandemia do novo coronavírus.

Nos pontos de ônibus e nos centros comerciais, muita aglomeração e desrespeito aos protocolos de distanciamento social e sanitários, estabelecidos em decreto estadual e municipal, que preveem a retomada gradual da economia e da prestação de serviços.

No último final de semana, apesar do Sol escaldante durante todo o dia, a reportagem percorreu alguns centros comerciais das avenidas Sucupira e Jatuarana – esta principal via de acesso aos bairros, Jardim Eldorado, Cohab, Floresta, Nova Floresta e Eletronorte -, foi possível notar a não preocupação da população com o avanço da pandemia.

Imagem Divulgação: Zona Leste

As ruas estavam lotadas de famílias que foram às compras, de pessoas que procuravam lotéricas, de comerciantes e lojistas. Pelas ruas do centro comercial, a maior parte das pessoas que circulavam não fazia o uso de máscaras de proteção, outros usavam máscaras, mas, mesmo assim, se mantinha aglomerada.

– Nas calçadas, ao longo da Avenida Jatuarana, onde há a maior concentração de lojas e departamentos comerciais, havia um grande fluxo de pessoas transitando, praticamente, se esbarrando umas nas outras.

– Em linhas gerais, a reportagem constatou que, o uso de máscaras à altura do pescoço tornou-se um hábito entre as pessoas descomprometidas com sua saúde e a dos outros. Em grande parte, a maioria se nega a cumprir com as recomendações das autoridades sanitárias.

Por Xico Nery

Faça seu Comentário