Detran-RO promove treinamento prático de direção para servidores

Curso Prático de Direção Defensiva será desenvolvido durante o mês de setembro, como ação educativa voltada à Semana Nacional de Trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), estará apresentando aos diretores na próxima quarta-feira (9) o projeto de Treinamento Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia. O evento será realizado no auditório da sede administrativa do órgão a partir das 7h30 e também como forma de comemorar a ‘Semana Nacional de Trânsito’ que acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro em todo o país.

O curso Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia foi elaborado pela Divisão de Campanhas Educativas da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e será desenvolvido durante o mês de setembro como ação educativa voltada.

De acordo com o departamento de trânsito, o curso será ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, servidor de carreira do órgão, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da Dtet, além de ser instrutor especializado em diversas áreas, é especialista em trânsito.

A duração será de oito horas, sendo divididas em duas partes, a primeira, composta da aula teórica e a segunda de aula prática, cumprindo com a Resolução n. 789/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo oferecido inicialmente para 10 servidores, respeitando o Decreto n° 25.348 de 31 agosto de 2020.

Nesse contexto, a participação do servidor do Detran Rondônia em treinamento prático especializado em direção defensiva, tem por objetivo atualizar e melhorar a habilidade do motorista ao conduzir o veículo, prevenindo os acidentes no trânsito, promover a direção segura, bem como ensinar técnicas de reação, prevenção e conhecimento do veículo que conduz.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito para trabalhar a conscientização de todas as pessoas para um trânsito mais seguro, e o Detran Rondônia irá aproveitar esse momento para capacitar os servidores com técnicas atualizadas e eficientes de direção defensiva.

REDUÇÃO DE ACIDENTES E MORTES NO TRÂNSITO

O Detran Rondônia registrou 378 mortes provocadas por acidentes de trânsito em 2019, contra 394 em 2018, uma redução de 4,06%. Dos 378 óbitos, 189 são condutores de motocicletas o que representa 50% das mortes ocorridas no trânsito em Rondônia no ano passado.

O número total de acidentes também registrou redução, caindo de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019, em todo o Estado de Rondônia. Dos 13.702 acidentes de trânsito ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos acidentes ocorridos no Estado.

Fonte: Detran

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *