Rondônia passa a fazer parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos do Ministério da Justiça

Sistema vai permitir o compartilhamento de informações para apurar crimes e identificar desaparecidos.

A partir de hoje (10), o estado de Rondônia passa a fazer parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBGP), o que permite o cadastro e compartilhamento de informações, entre as unidades estaduais e federais, para apurar e solucionar crimes e casos de desaparecimento de pessoas desaparecidas por meio da comparação de perfis genéticos.

O serviço foi disponibilizado após um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Polícia Federal, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec/RO).

O estado passou a fazer parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Instituto de DNA Criminal da Polícia Técnico-Científica (POLITEC), dispondo de tecnologia para compartilhamento de informações com laboratórios de perícia de outros estados e com o Banco Nacional de Perfis Genéticos.

O Banco Nacional de Perfis Genéticos é uma importante ferramenta para a elucidação de crimes. Ele recebe, semanalmente, perfis genéticos de todos os laboratórios integrados e compara casos criminais que estão sendo investigados pelas forças de segurança pública nos estados e no âmbito da Polícia Federal. Atualmente, a Rede Nacional de Perfis Genéticos conta com 19 laboratórios estaduais, um laboratório do Distrito Federal e um laboratório da Polícia Federal.

Para o perito criminal federal e coordenador do comitê gestor da RIBPG, Ronaldo Carneiro, essa integração abre uma nova frente investigativa de solução dos casos para Rondônia, pois “integra o estado a uma rede consolidada que já tem demonstrado vários casos de sucesso nos últimos anos,” afirmou o perito.

Fonte: Assessoria

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *