Por falta de Pericia médica, atendimento no INSS é adiado

Porto Velho, RO – Após ficar fechada por quase seis meses, a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Rondônia, não tem atendimento normalizado – mesmo sob recomendações da Procuradoria Regional da República (PRR), os assegurados e pensionistas não tem atendimentos facilitado.         

De acordo com beneficiários vindos da periferia e Distritos da capital de Rondônia eles ‘perdem tempo ao tentar madrugar nas filas para conseguir  algum tipo de atendimento’.

Segundo eles, a perda de tempo na procura de atendimento nas Agência do INSS, em Porto Velho, vem ocorrendo muito antes da deflagração do estado de pandemia. A mesma fonte garante, todavia, que, ‘a volta pra casa, sem o benefício atendido, também, atinge operadores do Direito em meio à pandemia por falta de interlocução nas unidades’.

Em quase todas as cidades, não só as perícias médicas deixaram de ser realizadas: as agências do INSS sequer abriram as portas durante a pandemia. Em Porto Velho, diante da situação ainda caótica devido à suspensão dos serviços aos cidadãos – por determinação da cúpula do órgão -, mesmo sob ameaças de denúncia por parte de parlamentares da Bancada Federal, ainda assim, trabalhadores não foram avisados pela agência que as perícias agendadas a partir desta segunda-feira (14), não seriam realizadas.

Essa situação tem penalizando os beneficiários do Auxílio Emergencial que, segundo dados repassados a este site de notícias, ‘nem mesmo através do atendimento remoto os beneficiários tiveram a garantia de ser atendido nesta segunda-feira, 14, isso porque os médicos peritos não apareceram ao trabalho’.

Na Agência de Porto Velho e unidades do INSS, além de setores e núcleos espalhados pelo interior do Estado, apesar de inúmeras tentativas de contato através dos números 3221-4639/3233-5043/3533-5017, ‘ninguém responde nem orienta os cidadãos’ – com exceção de que o atendimento deve ser feito apenas por acesso das páginas virtuais do INSS, alegou um pretenso beneficiário por questões de saúde.

A abertura das agências e unidades do órgão em todo País anunciado pelo Governo Federal para esta segunda-feira, não aconteceu e mais uma vez os serviços aos cidadãos foram adiados. Inclusive no setor de perícia a segurados cujo atendimento tinha sido agendado. Sem peritos, o atendimento aos assegurados e pretendes aos benefícios e outros serviços ficam completamente prejudicados.

Triste histórico

 – Vale lembrar que, a interrupção dos serviços do INSS aos cidadãos não é de agora. Em 2019, Sindicatos de Trabalhadores Rurais de todo o Estado de Rondônia denunciaram os fatos aos órgãos de controle, forçando o Ministério Público Federal – MPF expedir recomendações ao INSS que modificasse o atendimento. Segundo sindicalistas, ‘nem com o reforço da medida pela OAB, nada mudou’ e o atendimento continua péssimo.

Por Xico Nery | Redação/CN

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