Dia do nordestino é Celebrado em Porto Velho

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores tesouro da identidade brasileira.

Hoje é comemorado o Dia do Nordestino, essa data, 8 de outubro, é comemorado em diversos estados e municípios no país. O Dia do Nordestino foi criado em 2009. A data foi instituída em homenagem ao centenário do nascimento de um dos nordestinos mais ilustres da história, Antônio Gonçalves da Silva, do Estado do Ceará, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

Chico Lata

Em Porto Velho, capital de Rondônia, a data foi instituída no calendário oficial do município em (08.10) de 2013, através do projeto de lei nº. 2.102/20013 de autoria do vereador Chico Lata (PP), a ser comemorado anualmente no dia 08 de outubro      

– O Nordeste brasileiro é conhecido pela sua diversidade cultural e folclórica, musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais.

Em contato com o ex-vereador Chico Lata, essa homenagem aos nordestinos da capital de Rondônia é o resultado de um desejo antigo do parlamentar, que é nordestino, e logo  que assumiu o mandato apresentou o projeto o projeto e hoje isso é uma realidade, disse.

De acordo com Chico Lata, a influência nordestina é notória em Porto Velho, seja na cultura com boi bumbas, quadrilhas juninas, culinária e principalmente no ramo do comércio. Segundo o vereador, “a ideia era fazer com que essa data se tornasse um orgulho do nordestino em ter oficialmente uma data para serem homenageados, com o devido reconhecimento a um povo humilde, mas com muita disposição para trabalhar”.

da Redação/CN

Faça seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: