Fale conosco pelo WhatsApp(69) 99916-3250
Covid-19: Paris e outras 8 cidades francesas terão toque de recolher

Covid-19: Paris e outras 8 cidades francesas terão toque de recolher

França vive aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, e situação do sistema de saúde já se tornou preocupante para o governo

Em meio ao agravamento da situação hospitalar em diversas regiões, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira (14) um toque de recolher em Paris e outras oito áreas metropolitanas em estado de alerta máximo devido à pandemia de covid-19.

O toque de recolher valerá de 21h às 6h e começará a vigorar a partir do próximo sábado, com uma duração inicial de quatro semanas e podendo ser prorrogado para seis, detalhou o mandatário em entrevista televisionada.

“Precisamos adotar medidas mais rígidas. Estamos em uma situação preocupante”, declarou o governante.

O objetivo da medida é frear o aumento dos contágios, de modo que o atual ritmo, de aproximadamente 20 mil por dia, caia para entre 4 mil e 5 mil.

Macron comentou que um novo confinamento geral da população “seria desproporcional”, motivo pelo qual considera o toque de recolher “uma medida pertinente”.

“Não será permitido ir ao restaurante depois das 21h, nem a festas na casa dos amigos”, explicou o presidente, que anunciou que haverá controles policiais e multas para os infratores, além de uma sistema de autorizações para quem precisar sair para o trabalho ou outros motivos incontornáveis.

A situação nas principais zonas metropolitanas da França tem se agravado mesmo com as medidas de restrições adotadas nas últimas semanas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o fechamento dos bares e um protocolo mais rígido para os restaurantes.

O cenário mais sério é em Paris, onde a taxa de positividade é de 320,9 para cada 100 mil habitantes e os pacientes com covid-19 já ocupam 45% dos leitos de unidades de terapia intensiva, segundo dados repassados pelas autoridades de saúde à Agência Efe nesta quarta-feira.

A pandemia de covid-19 já causou 33 mil mortes na França, de acordo com os últimos dados oficiais divulgados.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *