Porque o Khrizantema-S se tornou uma arma insubstituível?

O novo sistema antitanque substituirá o atual armamento Shturm.

Assessoria de imprensa do Distrito Militar Ocidental informou que neste ano a divisão de infantaria motorizada russa Taman deverá receber 18 avançados sistemas de mísseis antitanque Khrizantema-S montados em lagartas. O novo sistema antitanque substituirá o atual armamento Shturm.

O Distrito Militar Ocidental especificou que, em primeiro lugar, com os novos meios de combate a veículos blindados inimigos será reequipada a divisão antitanque independente da unidade militar.

Grande alcance efetivo de tiro em todo o tipo de condições meteorológicas e de combate, elevada cadência de disparos e proteção tornam o sistema insubstituível, tanto em operações defensivas como ofensivas das Forças Terrestres”, ressalta o serviço de imprensa.

Sabe-se que o Khrizantema-S é o mais potente de todos os sistemas antitanque terrestres atualmente existentes. Ele foi projetado para destruir veículos blindados modernos equipados com proteção dinâmica, bem como estruturas de engenharia e fortificações, alvos aquáticos de superfície, aéreos de baixa velocidade e tropas inimigas, escreve Rossiyskaya Gazeta.

O sistema de mísseis antitanque Khrizantema-S foi desenvolvido sobre o chassi de lagartas do veículo blindado BMP-3. Graças à uniformização de seus componentes e mecanismos, foi alcançada uma alta manobrabilidade e capacidade de superação de obstáculos aquáticos.

Sistema russo de mísseis guiados antitanque Khrizantema-S
© SPUTNIK / VITALY BELOUSOVSistema russo de mísseis guiados antitanque Khrizantema-S

A autonomia do sistema sem reabastecimento é de 600 quilômetros. A velocidade máxima do veículo é de 45 km/h em terreno acidentado е de 70 km/h em estrada. O sistema pode ser colocado em modo operacional em apenas 20 segundos.

Atualmente o Khrizantema-S é a única arma antitanque no mundo capaz de operar em praticamente quaisquer condições, de dia ou de noite.

Graças aos canais ópticos de laser e de radar, o sistema é capaz de “enxergar” o alvo em condições de fumaça, poeira e nevoeiro, acompanhando dois alvos simultaneamente e lançando automaticamente mísseis contra eles.

O alcance máximo do sistema é de pelo menos cinco mil metros, o mínimo é de 400 metros. Khrizantema-S possui uma reserva de 15 mísseis supersônicos guiados 9M123 e 9M123F, cujo processo de recarregamento ocorre de forma automática.

Por Aleksandr | Sputnik

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *