Câmara dos EUA aprova novo impeachment de Trump

Presidente sofre o segundo impeachment em um ano, uma semana após a invasão do Capitólio por seus apoiadores

O presidente dos EUA, Donald Trump, se tornou nesta quarta-feira (13) o primeiro da história do país a sofrer dois impeachments em um mandato. A Câmara dos Representantes aprovou, por 232 votos a favor (sendo 10 de republicanos) e 197 votos contra, com 5 abstenções, a proposta para afastar o republicano após a incitação que levou à invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, há uma semana, que teve 5 mortes e dezenas de feridos e presos.

Com isso, o processo continua com um julgamento no Senado, que poderia acontecer no fim desta semana, se uma sessão extraordinária fosse convocada pelo republicano Mitch McConnell, líder da maioria. O mais provável é que essa etapa seja realizada depois da posse do presidente eleito Joe Biden e dos novos membros do Congresso no dia 20, e pode envolver a perda de direitos políticos e outros privilégios de Trump.

Durante as mais de duas horas de debate na Câmara, a presidente da casa, a democrata Nancy Pelosi, chamou Trump de um “perigo imediato” para o país e disse que ele “deve sair”. Vários republicanos se manifestaram a favor do impeachment, coisa que não aconteceu no processo anterior, há um ano.

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *