Profissionais das UPAS Sul e Leste são vacinados contra Covid-19 em Porto Velho

Espalhar a Notícia
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A equipe do SAMU foram os primeiros profissionais de saúde da linha de frente a receberem a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) imunizou cerca de 500 profissionais nas duas unidades. A vacinação aconteceu durante todo o dia dentro das unidades e foi realizada pela equipe itinerante de vacinadores do setor de Imunização da Semusa.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e outros profissionais de saúde que trabalham na linha de frente em contato com pacientes com coronavírus nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Velho foram vacinadas contra a Covid-19, na quarta-feira (20).

Vacinar esse público em seu ambiente de trabalho será a estratégia utilizada para beneficiar todos os profissionais de saúde de Porto Velho, tanto da rede pública quanto privada.

Pedro Augusto Paula do Carmo foi um dos vacinados na UPA Leste. Enfermeiro há 20 anos, está desde o início da pandemia no setor de isolamento na unidade, em contato com pacientes que apresentam a forma mais grave da doença. É um dos 46 mil portovelhenses que contraíram o vírus e para ele, receber a vacina representou uma boa sensação de dever cumprido.

“ANTES DE MAIS NADA O PROFISSIONAL DE SAÚDE PRECISA TER ZELO PELA SUA PRÓPRIA SAÚDE. CUIDAR DO OUTRO EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA REQUER DESPRENDIMENTO PESSOAL E AUTOCUIDADO. SABEMOS QUE É O INÍCIO DE UM PROCESSO DE PREVENÇÃO PARA REDUZIR RISCOS E AGRAVOS RELACIONADOS A COVID-19. ENTÃO, A VACINA É ESSENCIAL E A MUDANÇA DE HÁBITOS TAMBÉM, POIS QUANDO A GENTE SE PRESERVA ESTAMOS PRESERVANDO O OUTRO”, EXPRESSOU O ENFERMEIRO.

Segundo o diretor da UPA Leste, Luciano de Lima Martins, cerca de 60% dos profissionais de saúde da unidade positivaram para a Covid-19, com um óbito registrado. Ter a vacina no momento em que os casos estão novamente em alta representa “um certo alívio, pois assim conseguiremos cuidar dos
pacientes com Covid com maior zelo, reduzindo riscos de uma possível infecção”, explicou.

Na UPA Sul, referência no atendimento de pacientes com sintomas moderados e graves da Covid-19, trabalham mais de 300 profissionais de saúde, sendo 250 na linha de frente aptos para serem imunizados. Segundo a diretora da unidade, Veridiana Pedrosa, 141 deles contraíram a doença.

Os primeiros profissionais de saúde da linha de frente a receberem a vacina contra a Covid-19 em Porto Velho foram os que atuam do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realiza o transporte de pacientes com a doença. Cerca de 150 servidores receberam o imunizante.

Na continuidade do cronograma de vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente, a equipe de vacinadores itinerantes estará no Hospital de Campanha Regina Pacis, Policlínica Ana Adelaide, CERO, Policlínica José Adelino e Cievs.

Fonte: Semusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *