Sesau realiza palestra para servidores do Hospital de Base em Porto Velho

Espalhar a Notícia
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em alusão à campanha “Janeiro Branco: Cuidando da vida, cuidando da mente”

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu tardes de palestras para os profissionais do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nos dias 27 e 28 de janeiro, com temáticas que envolvem o mês alusivo ao cuidado da mente por meio da campanha “Janeiro Branco”.

A ação foi realizada por psicólogos residentes do Programa de Urgência e Emergência da Residência Multiprofissional em Saúde da Sesau, in loco nas clínicas psiquiátricas e Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), que atende pacientes positivos para Covid-19 e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO). O psicólogo Renan ao falar do Janeiro Branco, ressaltou a importância da criação de hábitos do autocuidado com a saúde mental, trazendo estratégias de enfrentamento para lidar com emoções difíceis.

Os residentes promoveram o “Coronga Fashion Week”, na ala psiquiátrica e UTI NEO, um desfile dos profissionais da Saúde com trajes hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPIs). “O desfile, além de um momento de descontração, foi também um espaço para ressaltar o uso adequado de EPIs como o melhor traje para desfilar, os servidores usaram máscaras N95, capotes e pijamas hospitalares”, contou o residente Renan Enes.

Na UTI Covid, o momento foi breve, como explicou à psicóloga Joiza Maria, pois o setor já demonstra como é difícil trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva, nesse momento em que a ocupação por pacientes acometidos com coronavírus é total. “Para esse espaço, realizamos um exercício de respiração para ajudar os trabalhadores a reduzir o nível de estresse”, contou.

A parceria para a realização do projeto foi da residência da Comissão de Residências em Saúde da Sesau (Coremu) e Departamento de Educação Permanente da unidade (HB). Patrícia Oliveira, coordenadora de Educação acrescentou que, “a intenção é propagar e estimular uma cultura de saúde mental dentro da unidade e ampliar as discussões sobre o tema, por meio das vivências dos profissionais de saúde e com trocas de experiências”.

Os psicólogos estão realizando esse trabalho em várias unidades de Saúde, onde já trabalharam a temática no Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e, agora, no Hospital de Base.

Fonte: Sesau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *