Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza postos de combustíveis comerciais em RO

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza postos de combustíveis comerciais em RO

Ao todo, foram realizadas 805 verificações.

No período de 26 de abril a 7 de maio, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou fiscalizações em nove municípios do Estado. De acordo com o levantamento, 27 bombas medidoras foram reprovadas e seis bicos apresentaram irregularidades na aferição do volume de combustível; cinco balanças comerciais de supermercados e uma impressora de etiquetas de preços também apresentaram irregularidades. A atividade foi acompanhada in loco pelo presidente do órgão, Aziz Rahal Neto.

A AÇÃO DO IPEM BUSCA EVITAR QUE O CONSUMIDOR SEJA PREJUDICADO NA COMPRA DE DETERMINADAS MERCADORIAS EM SUPERMERCADOS, POSTOS DE COMBUSTÍVEL, INDÚSTRIAS E DEMAIS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. NAS FISCALIZAÇÕES, A CIDADE DE CACOAL FICOU NA PRIMEIRA COLOCAÇÃO COM OITO BOMBAS MEDIDORAS REPROVADAS, SEGUIDO POR ROLIM DE MOURA COM SEIS REPROVAÇÕES; E ESPIGÃO D’OESTE E JI-PARANÁ COM CINCO IRREGULARIDADES. NA SEQUÊNCIA, CEREJEIRAS APRESENTA QUATRO FALHAS; COLORADO DO OESTE E VILHENA DUAS; ALÉM DE ARIQUEMES COM UMA REPROVAÇÃO. DENTRE AS IRREGULARIDADES APRESENTADAS ESTÃO: VAZÃO BAIXA DA BOMBA, BOMBAS COM LED QUEIMADO, ALÉM DE MANGUEIRAS QUEBRADAS.

Nas ações em balanças comerciais, foram constatadas cinco infrações no município de Espigão D’Oeste e registrado um único problema encontrado em impressora de etiqueta de preços. “Seguimos realizando fiscalizações com o intuito de garantir que se cumpram as normas do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assim como atendendo à solicitação do governador, Marcos Rocha, com o intuito de defender o consumidor e garantir uma concorrência justa entre os estabelecimentos para que possam comercializar o que está realmente inserido nas embalagens de cada produto”, frisou Aziz.

Ao todo, foram realizadas 805 verificações em instrumentos nas seguintes cidades: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Ipem-RO

Faça seu Comentário