Prefeitura promove campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano em Porto Velho

Prefeitura promove campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano em Porto Velho

Arrecadação será repassada ao Banco de Leite Santa Ágata da capital.

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma campanha de arrecadação de frascos que serão repassados ao Banco de Leite Humano Santa Ágata.

A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e realizada pelo Departamento de Atenção Básica, que faz duas mobilizações anuais, em que chama a atenção da população para a importância do aleitamento materno.

A primeira campanha acontece em maio, durante a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A segunda ocorre em agosto, na Semana Nacional do Aleitamento Materno.

Na primeira mobilização anual o foco é o reforço nas informações sobre a importância da doação de leite humano. As gestantes e puérperas são incentivadas a amamentar seus filhos e a fazer doação para atender crianças que estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

As informações também são difundidas às mulheres durante as consultas de pré-natal e puerpério, nas unidades de básicas de saúde de Porto Velho, tanto na zona urbana quanto rural.

O município é detentor do Selo de Hospital Amigo da Criança e através da Maternidade Municipal Mãe Esperança, orienta a prática da amamentação na primeira hora após o nascimento.

A arrecadação de frascos surgiu para prover o Banco de Leite, para que não faltem esses insumos no estoque e para dar suporte no atendimento a outras doadoras de leite humano. Todas as unidades de saúde de Porto Velho arrecadarão frascos, que podem de embalagem de maionese ou de café solúvel. “É muito importante que as mulheres sejam sensibilizadas para a prática da amamentação e doação de leite humano”, conclui.

Fonte: Semusa

Faça seu Comentário