Brasil comemora Dia Nacional do Café em 24 de maio

Brasil comemora Dia Nacional do Café em 24 de maio

De cada três xícaras de café consumidas no mundo, uma é dos Cafés do Brasil

O Dia Nacional do Café, no Brasil, é comemorado todos os anos em 24 de maio, data que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil. Essa data comemorativa, considerada a mais importante dos Cafés do Brasil, foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear o produto que é paixão nacional. De acordo com a Associação, no nosso País, cada pessoa consumiu, em média, 4,81 kg de café torrado em 2020.

O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial. O País possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar. Tais lavouras produtoras de café, além de atender os mercados mais exigentes internos e externos, também contribuem para fortalecer aspectos econômicos, sociais e ambientais, requisitos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do setor.

Assim, o café está presente nas cinco regiões geográficas, em 16 estados da Federação, nos quais 1.448 municípios produzem café, o que corresponde a aproximadamente 26% dos municípios brasileiros, com a geração direta e indireta de mais de 8 milhões de empregos.

Vale destacar, em comemoração ao Dia Nacional do Café, que, além dos benefícios mencionados gerados para o País, os efeitos do consumo de café para a saúde também podem ser altamente positivos, devido às suas propriedades nutracêuticas (nutricional e farmacêutico), as quais são capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, com efeitos sobre a atenção, concentração, memória, aprendizado, entre outros.

Neste dia 24 de maio, a Embrapa Café, como coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, rede de pesquisa que congrega 46 instituições de pesquisa, ensino e extensão rural, parabeniza a todas as 300 mil unidades produtoras de café no País, assim como os demais segmentos da indústria, exportação, cooperativas, que também representam os Cafés do Brasil e muito têm contribuído para o desenvolvimento sustentável do setor há várias décadas. Por fim, dada a pujança do setor, vale destacar que de cada três xícaras de café consumidas no mundo, em média, uma é dos Cafés do Brasil.

Visite o site do Consórcio Pesquisa Café e saiba mais sobre conjuntura mundial; safra e estoques; tendências de consumo; estatísticas, exportações e cotações; análises; rede social do café; vídeos, áudios e imagens; portfolio de tecnologias e publicações; cultivares de café; bibliotecas do café; e evolução do setor cafeeiro nas últimas duas décadas.

Fonte: Embrapa

Faça seu Comentário