Semusa informa que vacinação contra gripe segue nas unidades de saúde

Semusa informa que vacinação contra gripe segue nas unidades de saúde

Atendimento para os grupos prioritários desta etapa é feito pela manhã nas unidades de saúde do município

A campanha de vacinação contra o vírus influenza, a gripe, está em andamento em Porto Velho e segue com a imunização de crianças de seis meses a 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, e professores.

Nesta etapa, a Prefeitura de Porto Velho pretende imunizar cerca de 21 mil pessoas. “Precisamos concluir esta fase até o fim de junho. É importante que as pessoas desses grupos compareçam aos locais de vacinação para que possamos avançar e atender outros grupos”, explica Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O plano prevê a vacinação de cerca de 130 mil pessoas em Porto Velho, incluindo pessoas com comorbidades, integrantes do sistema prisional e forças de segurança, entre outros.

Para a primeira etapa, o Município recebeu todas as 21.440 doses previstas. Uma parte das doses já foi distribuída nos distritos.

Segundo a Semusa, devido ao cenário de pandemia, o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é feita a imunização contra o vírus influenza, sofreu alteração.

“As unidades só atendem para a vacinação no período da manhã. Durante a tarde os servidores são deslocados para atendimento à Covid-19”, afirma a gerente de imunização.

Quem recebeu alguma dose da vacina contra a Covid-19 deve aguardar 15 dias
Quem recebeu alguma dose da vacina contra a Covid-19 deve aguardar 15 dias

As pessoas que receberam alguma dose da vacina contra a Covid-19 devem aguardar 15 dias para se imunizarem contra a gripe. Além disso, quem estiver com febre, coriza ou falta de ar devem aguardar para serem imunizados contra a gripe.

A vacina que está sendo oferecida protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Apesar de não ter eficácia contra o novo coronavírus, a imunização ajuda na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, uma vez que os sintomas são parecidos com os da gripe.

O horário para a vacinação dos grupos prioritários é das 8h às 12h e pode ser feita em qualquer uma das Unidade Básica de Saúde de Porto Velho e distritos.

Fonte: Semusa

Faça seu Comentário