Estátua em homenagem a Manelão “da Banda do Vai Quem Quer” é inagurada em Porto Velho

Estátua em homenagem a Manelão “da Banda do Vai Quem Quer” é inagurada em Porto Velho

A estátua em homenagem a Manelão foi construída na praça do Mercado Cultural

O fundador do bloco Banda do Vai Quem Quer, empresário Manoel Mendonça, o “Manelão”, foi homenageado com uma estátua, inaugurada num dos locais mais representativos da cultura e dos costumes da cidade: a Praça do Mercado Cultural. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (28), e contou com a presença do prefeito Hildon Chaves, da primeira-dama Ieda Chaves, artistas e lideranças locais.

O evento marcado por emoção foi classificado como um resgate da cultura. A praça ganhou uma nova referência como marco histórico e turístico.

O prefeito Hildon Chaves destacou que não é possível falar em cultura na capital sem lembrar-se do saudoso “Manelão”, o general da Banda. “Estamos eternizando este personagem tão importante da nossa história e para os brincantes da Banda do Vai Quem Quer e do nosso carnaval”, disse.

A escultura foi feita pelo artista plástico Bruno Souza, que já tem outras obras na cidade, como o Memorial dos Seringueiros.

Siça, filha de Manelão, ficou emocionada com a homenagem

Sicília Andrade, a Siça, filha do “Manelão” e atual presidente da banda, disse que ficou emocionada com a homenagem. Segundo ela, o sentimento é o mesmo dos sábados que antecedem o desfile da banda pelas ruas da cidade com milhares de foliões.

“Ele lutou pela cultura de Porto Velho por 30 anos e, exatamente no ano em que completa 10 anos de sua morte, recebe essa homenagem. Deixo aqui um agradecimento em nome da banda, dos familiares, dos amigos e dos foliões. Meu pai não será esquecido”, acrescentou a presidente da banda.

A estátua está localizada na Travessa Cultural Manelão e apresenta o homenageado sentado na cadeira que mantinha ao seu lado, na sede do chaveiro Gold, sua empresa.

Para garantir mais conforto aos usuários da Calçada Manelão, a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) concluiu a restauração da iluminação no entorno do Mercado Cultural.

O evento contou com a presença do secretário Geral de Governo (SGG), Fabrício Jurado, do secretário adjunto da SGG, Devanildo Santana, do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Márcio Miranda e diversos ativistas culturais.

Fonte: Comdecom

Faça seu Comentário