Covid-19: Após baixa procura para 1ª dose, Prefeitura deve ampliar vacinação para 2ª dose na capital

Covid-19: Após baixa procura para 1ª dose, Prefeitura deve ampliar vacinação para 2ª dose na capital

Segundo um relatório feito pela Semusa, mais de 100 mil moradores de Porto Velho ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, declarou que a capital vai diminuir a oferta de primeiras doses de vacinas contra Covid-19 a partir da próxima semana para focar na aplicação das segundas doses.

Entre as motivações para essa mudança estão: a baixa procura da população em se vacinar, a preocupação com o avanço da variante delta pelo país e a possibilidade dela chegar a Rondônia.

“Segunda e terça-feira nós vacinamos pouco mais de duas mil pessoas quando teríamos capacidade para vacinar de seis a oito mil pessoas e isso é lamentável. Estamos entendendo que as pessoas que não vieram tomar a primeira dose não querem tomar. Então vamos focar todos os nossos esforços na aplicação da segunda dose”, disse o prefeito.

Porto Velho vacina atualmente pessoas a partir dos 18 anos. Um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta que mais de 100 mil moradores de Porto Velho ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Sendo que dentro do grupo vacinal, os jovens de 20 a 24 anos são os que menos tomaram a vacina. Até a segunda-feira (16), 24.914 moradores desse grupo não tinham tomado a primeira dose ou dose única.

Já o segundo grupo que menos vacinou é o de 30 a 34 anos. Ao todo, 20.529 pessoas não procuraram os pontos de vacinação para receber a dose de algum imunizante.

“Vamos priorizar quem realmente quer se vacinar, não vamos mais continuar perdendo tempo e gastando recursos com as pessoas que não estão querendo se vacinar”, disse Hildon.

“Fazemos um apelo à consciência de cada um, na medida que você se recusa a se vacinar você está assumindo o risco. Quem não tomou a primeira dose aproveite essa semana porque semana que vem vai ser diferente. O foco vai ser a segunda dose, quem realmente quer se vacinar, quem realmente ama a vida”, finalizou o prefeito.

Quem deseja se imunizar pode procurar atendimento no Campus II da Faculdade São Lucas, ou na faculdade Fimca, das 9h às 16h. E a partir desta quarta-feira (18) até 21 de agosto, a população pode se vacinar no Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira das 14h às 19h.

Fonte: Assessoria

Faça seu Comentário