Governo e Sesc realizam parceria de atendimento do Ambulatório covid em RO

Governo e Sesc realizam parceria de atendimento do Ambulatório covid em RO

No ambulatório é oferecido testagem para a covid, consulta médica e exames laboratorial complementar

A parceria permitiu a continuidade da oferta de serviços aos servidores e familiares no Ambulatório Covid

O serviço do Ambulatório Covid, destinado a atender servidores e seus familiares, que funcionava na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, passou a ser realizado no Sesc Esplanada a partir deste mês. O termo de cooperação entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Governo de Rondônia, por meio Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem o objetivo de fortalecer os serviços de saúde neste novo momento de combate a covid-19, onde há redução de casos, mas ainda é preciso vigilância.

A mudança ocorreu porque a POC está retomando atendimentos médicos especializados para todo estado de Rondônia, que haviam sido restringidos no ápice da pandemia para atender os protocolos sanitários. Na época, um bloco dessa unidade foi separada para atender o Ambulatório da covid da Saúde do Servidor, mas agora que o espaço voltou a ser utilizado para as finalidades de origem, foi decidido por um novo espaço para a manutenção dos atendimentos do Ambulatório.

“Em observação a diminuição dos casos de covid e considerando o número reduzido de pacientes aguardando serviço ambulatório especializado, em decisão conjunta da direção da POC e Sesau, decidimos realocar esse serviço em outro local e assim ampliarmos um pouco mais os serviços oferecidos na POC”, explicou a diretora da unidade, Mariana Aguiar.

A equipe médica da POC realiza os atendimentos no Sesc Esplanada, de segunda a sábado; sendo: às segundas, quartas e sextas-feiras, exclusivamente no período da tarde, terças e quintas, no período da manhã e tarde, e no sábado, pela manhã. ‘‘Nesse ambulatório é oferecido testagem para a covid, consulta médica e posto de coleta para exames laboratorial complementar”, disse a diretora.

São atendidos servidores estaduais e familiares, especialmente dos profissionais a serviço da Sesau, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e agentes penitenciários. É necessário agendamento prévio: ambulatoriopocservidor@gmail.com. O  Sesc Esplanada está localizado na avenida Presidente Dutra, 4175, no bairro Olaria, mas a entrada para atendimento no local é pela rua Tabajara, em frente ao Teatro Guaporé.

O Sesc através de termo de cooperação, fornece o espaço contendo três consultórios para triagem, consulta e testagem, área externa ampla para acomodação adequada dos pacientes; energia elétrica, internet, mobiliário, e sistema de refrigeração. “A parceria com Sesc está sendo de grande valia por garantir a continuidade da oferta de serviços aos servidores bem como otimizar espaço da POC”, considera a diretora.

A coordenadora de saúde do Sesc, Lorena Santos, explicou que a parceria foi viabilizada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Raniery Araujo Coelho, no intuito que a união de esforços ajude na superação da pandemia. O Sesc recebeu a proposta de parceria com o Governo, pois o mesmo já realizava desde o ápice da pandemia, na clínica existente no local, atendimento aos próprios colaboradores, o que gradativamente foi ampliado para o público geral.

Atualmente a média é de 20 atendimentos por dia no Ambulatório Covid.

Fonte: Secom

Faça seu Comentário