Sesau confirma casos de variante Delta em Rondônia

Sesau confirma casos de variante Delta em Rondônia

O anúncio foi dado pelo secretário da Saúde Fernando Máximo, pelo menos seis municípios e 7 casos foram confirmados com a nova cepa.

O secretário da Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, confirmou nesta segunda-feira (6), sete casos da variante delta da Covid-19.

Os casos foram confirmados em seis municípios do estado, mas os dados dos pacientes infectados não foram divulgados pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau).

“Infelizmente a notícia que não queríamos dar acaba de se confirmar. Sete casos positivos da variante delta no estado de Rondônia, em seis municípios diferentes”, disse Fernando Máximo, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Estudos apontam que a variante é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de atacar o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.

Após a confirmação de seis casos da variante no Amazonas, o secretário estadual de Saúde, através das redes sociais, informou que barreiras sanitárias seriam implantadas em Rondônia para tentar evitar a entrada da variante Delta do coronavírus. A medida foi anunciada no dia 19 de agosto.

Em Porto Velho, a ação foi suspensa no aeroporto e durou cerca de meia hora. Em Vilhena, o governo de Rondônia também instalou barreiras sanitárias, mas, não divulgou o tempo de duração da ação e a quantidade de testes realizados.

Variante delta

A delta foi identificada primeiramente na Índia. Ela é uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde, tendo em vista sua alta taxa de transmissão. A variante é tão contagiosa quanto a catapora, segundo documentos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), divulgados pelo jornal The Washington Post.

Conforme os documentos, a delta provavelmente provoca uma doença mais séria do que as anteriores e os casos entre vacinados podem ser tão transmissíveis quanto entre os não vacinados.

De acordo com o administração estadual, 1.042.113 pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Rondônia. Segundo o boletim divulgado no domingo (5), 422.659 pessoas tomaram a 2ª dose do imunizante.

Além disso, desde o começo da pandemia, 263.782 casos da Covid-19 foram confirmados em Rondônia e 6.486 óbitos foram registrados.

Fonte: Rede Amazônica

One thought on “Sesau confirma casos de variante Delta em Rondônia

Faça seu Comentário