Rondônia fica em 2º lugar no ranking com cidades menos vulneráveis ao coronavírus

Rondônia fica em 2º lugar no ranking com cidades menos vulneráveis ao coronavírus

A pesquisa é realizada pelo Instituto Votorantim.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem realizando medidas desde o início da pandemia para conter o avanço do vírus da covid-19. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Votorantim revela que Rondônia se encontra em 2º lugar no ranking com cidades menos vulneráveis ao coronavírus.

Conforme especialistas que participaram da pesquisa, o índice de eficácia está ligado diretamente às ações tomadas pelos gestores do Estado, e principalmente as orientações dadas à população sobre medidas de prevenção. 

De acordo com o boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, mais de 1,5 milhão de doses já foram aplicadas e 97,17% dos pacientes confirmados com a covid-19 já se recuperaram da doença. 

Em relação a celeridade na distribuição de vacinas contra a covid-19 aos municípios, o Estado também se destaca no ranking nacional brasileiro. As doses são armazenadas por menos de 24 horas na Central Estadual de Rede de Frio, em seguida são distribuídas para as Regionais de Saúde de: Ji Paraná, Cacoal, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura, e Porto Velho, que distribui para as localidades adjacentes.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, enfatiza que entre as medidas estratégicas adotadas pelo Governo de Rondônia, duas foram essenciais para que o Estado conseguisse conter o avanço do vírus.

“Dentre as medias, destaque para os drive-thrus de testagem rápida para covid-19, com isolamento dos casos positivos, quebrando a cadeia de transmissão de vírus; e a segunda foi a criação da operação “SOS Vacinação”, que apesar de não ser atribuição do Poder Executivo estadual vacinar, o governador Marcos Rocha nos orientou a socorrer os municípios com dificuldades, e assim fizemos, quebrando o recorde de vacinação nas cidades onde ocorreu a ação”, finaliza Máximo. 

Fonte: Sesau

Faça seu Comentário