Ministro da Educação visita Porto Velho

Ministro da Educação visita Porto Velho

Encontro contou com apresentação e capacitação técnica do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Plano de Ações Articuladas foi pauta principal da visita técnica
Plano de Ações Articuladas foi pauta principal da visita técnica



A capital de Porto Velho recebeu a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no último sábado (30). O ministro esteve acompanhado da equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro aconteceu no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, presenteou e destacou os trabalhos da massa federal no âmbito da educação. “É sempre gratificante recepcionar a comitiva ministerial de uma pasta tão importante como a educação. Hoje, tivemos a oportunidade de nos reunir com a equipe técnica do FNDE e, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), destravarmos diversos projetos que estavam com pendências burocráticas ”, afirma.

Durante a visita, Milton Ribeiro destacou a importância da atuação dos municípios na área de recursos específicos para a área da educação. “Cada prefeito representa uma região que administra os impostos e tributos federais. Estamos aqui para podermos contemplá-los. Porto Velho e Rondônia têm um potencial de riquezas, um diferencial para o Brasil, sobretudo nessa época tão difícil que vivemos “, afirmou.

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
Um dos destaques foram como resultado sobre o desenvolvimento do Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos.

Na prática, o PAR apresenta os indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, consolidados anualmente, para quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e de avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Para a secretária municipal da educação, Gláucia Negreiros, a visita comum que Porto Velho, pela primeira vez, possui uma consultoria presencial queecess esclare todo o processo de alimentação do sistema do PAR.

“Essa visita técnica é importante para dar assessoramento na preparação do plano. Trata-se da ferramenta principal para o sucesso de uma gestão na área educacional e, acima de tudo, de integração das secretárias de planejamento e de obras, para que possamos programar como ações para a educação nos próximos anos “, afirma.

Ainda segundo a secretária, pois as capacitações permitiram destraves burocráticos para que a Prefeitura de Porto Velho tenha mais recursos federais liberados. Na ocasião, o prefeito Hildon Chaves lembrou da aquisição de 146 novos ônibus para atender a estudantes da zona rural do município.

“Hoje podemos afirmar que uma população de Porto Velho tem uma frota mais nova de ônibus escolares do país, funcionando de forma integral. Isso planejado que retornássemos com aulas presenciais, tanto para área urbana quanto rural ”, concluí.

Segundo o prefeito, Porto Velho ainda deve receber cerca de 30 novos ônibus, frutos de duas emendas parlamentares, uma da deputada federal Mariana Carvalho e outra do deputado federal Coronel Chrisóstomo.

REGISTROS
Estiveram apresenta o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) Edslei de Almeida, os deputados federais Mariana Carvalho, Expedito Neto e coronel Chrisóstomo, e os senadores Marcos Rogério e Maria Eliza.

Fonte: Comdecom

Faça seu Comentário