Biblioteca Municipal Viveiro das Letras tem rede de internet revitalizada

Biblioteca Municipal Viveiro das Letras tem rede de internet revitalizada

Sistema que funcionava via rádio ganhou fibra óptica

Uma mudança completa no sistema de internet da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras vai proporcionar melhor atendimento ao público, com mais rapidez e qualidade. O trabalho foi realizado pela equipe da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), que instalou fibra óptica no local.

Antes, o sistema funcionava via rádio e proporcionava uma conexão mais lenta e instável, o que dificultava as pesquisas dos estudantes. Além de ter a rede de internet completamente revitalizada, a instituição ganhou 12 computadores novos, uma impressora, três roteadores e uma switch com 24 portas para conectar os aparelhos à rede.

Com a eficácia da internet, a biblioteca passa a disponibilizar cabos para conectar notebooks, caso o estudante queira fazer pesquisa sem utilizar o computador do local. Trata-se de uma medida de segurança a mais ao público, diante da pandemia da covid-19.

O sinal disponibilizado é do Programa Cidade Digital, ofertado pela Prefeitura de Porto Velho especificamente para estudos e pesquisas. Para se conectar à rede o usuário deve fazer cadastro e criar uma senha.

“Qualquer irregularidade no uso da internet, ao acessar conteúdo duvidoso, o sistema identifica imediatamente e a pessoa poderá responder por isso na forma da lei”, alerta o diretor da biblioteca, Alexandre Dourado.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Aélcio da TV.

APROVADO

O estudante Pedro Augusto Lopes, que sempre realiza pesquisa na Biblioteca Viveiro das Letras, aprovou a mudança. “O sistema melhorou muito e agora podemos ter acesso mais rápido às informações e aprimorar o aprendizado”, comentou.

AGENDAMENTO

A biblioteca funciona das 8h às 22h, mas somente com atendimento agendado. O agendamento de data e horário é feito de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, através do número: (69) 98473-6079.

Devido à pandemia, somente 30 pessoas são atendidas por dia e cada uma delas permanece no local por três horas.

Fonte: Comdecom

Faça seu Comentário