Especialistas do Reino Unido estão construindo base naval no sul da Ucrânia, diz militar ucraniano

Especialistas do Reino Unido estão construindo base naval no sul da Ucrânia, diz militar ucraniano

O secretário-geral da OTAN disse que, enquanto a Ucrânia não for membro da Aliança, não terá as mesmas garantias de segurança que os países da OTAN.

Especialistas do Reino Unido estão construindo uma base naval para a Ucrânia, na cidade portuária ucraniana de Ochakov, no sul do país, enquanto sua segurança é garantida por uma empresa militar privada, disse à Sputnik Vasily Prozorov, ex-tenente-coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

“O Reino Unido está ativamente operando no sul da Ucrânia, particularmente em Nikolaev, com aviões britânicos aterrissando regularmente na base aérea de Kulbakino [localizada na cidade]”, disse militar.

Ele também observou que especialistas do Reino Unido que têm desembarcado na cidade de Nikolaev e estão construindo uma base naval em Ochakov.

Uma empresa militar privada do Reino Unido é responsável pela segurança dos especialistas, de acordo com Prozorov.

O ex-membro do SBU não soube dizer o número de especialistas do Reino Unido e de agentes da empresa militar privada que estão operando na Ucrânia.

Nesta segunda-feira (20), Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido, disse que era altamente improvável que o país enviasse tropas à Ucrânia, se referindo à escalada da situação na fronteira russo-ucraniana.

No início de dezembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, notou que nem os EUA nem a OTAN têm compromissos para defender a Ucrânia no caso de aumento de tensões.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN disse também que, enquanto a Ucrânia não for membro da Aliança, não terá as mesmas garantias de segurança que os países da OTAN.

A Rússia tem repetidamente refutado alegações de países ocidentais e da Ucrânia de supostas “ações agressivas”, dizendo que não tem quaisquer intenções de ameaçar ou invadir qualquer nação.

Fonte: Sputnik

Faça seu Comentário