OTAN está transformando Ucrânia em campo de operações militares contra Rússia, diz Lavrov

OTAN está transformando Ucrânia em campo de operações militares contra Rússia, diz Lavrov

Todos esses exercícios estão ligados a um mesmo plano e têm uma orientação antirrussa.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que os países da OTAN estão transformando a Ucrânia em um campo de operações militares contra a Rússia, construindo bases e usando o território para conduzir exercícios.

“Os Estados-membros da OTAN estão transformando a Ucrânia em um campo de operações militares contra a Rússia, construindo bases e usando o território para conduzir exercícios. Se neste ano foram realizadas sete dessas manobras, para o próximo ano, de acordo com a lei adotada pela Rada Suprema da Ucrânia, estão programadas dez, incluindo uma durante o ano todo”, afirmou.

Além disso, Lavrov ressaltou que, o número de militares ucranianos e ocidentais envolvidos nos exercícios será quase duas vezes maior que em 2021, chegando até 64.000.”Todos esses exercícios estão ligados a um mesmo plano e têm uma orientação antirrussa. Temos que concordar que estes fatos não inspiram otimismo”, concluiu.

O governo russo também disse que a atividade militar da OTAN perto das fronteiras da Rússia representa uma ameaça à sua segurança nacional.

No início deste mês, o governo da Rússia emitiu um amplo conjunto de exigências e propostas, incluindo garantias de que a OTAN não se expanda para leste e não sejam criadas novas bases militares dos EUA nos antigos territórios da União Soviética.

Em 10 de janeiro, os EUA e Rússia iniciarão conversas diplomáticas sobre a estabilidade estratégica e questões de segurança em torno da situação na Ucrânia.

Fonte: Sputnik

Faça seu Comentário