Prefeitura inaugura centro pop para atender população em situação de rua em Porto Velho

Prefeitura inaugura centro pop para atender população em situação de rua em Porto Velho

Espaço vai ofertar alimentação, cursos e capacitação a esses moradores

Aos 70 anos, Calixto Ramos faz parte de uma estatística. A do crescente número de pessoas que usam as ruas de Porto Velho como lar. Sujeito a incertezas e perigo constante, ele encontra, por meio da Prefeitura da capital, a alimentação, higiene e apoio social para um dia deixar as ruas.

“Eu sou escritor, poeta, artista. Todo mundo que mora na rua é uma joia a ser lapidada. Todos nós temos histórias e chance de mudar, basta um apoio”, relata o morador.

O apoio que promete mudar essa realidade ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (7) com a inauguração do Centro Pop Dom Moacyr Grechi, um espaço específico para o atendimento a pessoas em situação de rua na cidade de Porto Velho.

O objetivo do novo local é ofertar serviços socioassistenciais que os ajudem a recuperar a cidadania, autoestima e planejamento de vida, dando condições para que estes saiam da atual situação.

“Nossa capital experimenta um aumento significativo dessa população. São imigrantes, dependentes químicos e, infelizmente, pessoas que empobreceram durante a crise da pandemia. Não poderíamos ficar de braços cruzados e, por isso, estamos inaugurando hoje esse novo espaço para que ele sirva de esperança a essas pessoas”, afirmou o prefeito Hildon Chaves durante a solenidade de inauguração.

No local serão ofertados cursos, oficinas e capacitações, além dos tradicionais serviços assistenciais já executados pela Prefeitura, como distribuição de marmitas, ajuda na emissão de documentos e atendimento psicossocial.

A estratégia da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) é recuperar a autonomia desses moradores por meio do trabalho e ocupação, gerando emprego e renda, além de diminuir o contingente de pessoas que usam a rua como espaço de moradia e sustento.

“O último Censo de Rua mostrou que temos hoje uma demanda cada vez maior. Gente que vai parar nas ruas por inúmeros motivos. Por isso, o município enfrenta esse desafio logo no início para tentarmos, o quanto antes, minimizar esse fenômeno”, explica o titular da Semasf, Claudi Rocha.

O Centro Pop é uma instalação temporária que atenderá essa população até a entrega da instalação definitiva pela Prefeitura. O novo local, também na região central da cidade, deve concentrar, em um espaço maior, todos os serviços prestados pelo município à população em situação de rua.

HOMENAGEM

O centro atual leva o nome de Dom Moacyr Grechi, arcebispo emérito de Porto Velho, falecido em junho de 2019. Ele foi lembrado, durante toda a solenidade de inauguração, pelos serviços em vida junto à população de rua. Visto como um exemplo vivo de solidariedade aos menos desfavorecidos.

“É um exemplo de empatia em momentos difíceis. Um nome bem sugestivo a um local que vai mudar a história de muitas pessoas. A Prefeitura passar a não garantir somente alimentação e assistência, mas a ofertar todas as ferramentas para que a população em situação de rua da nossa cidade encontre um novo caminho”, finalizou o prefeito.

O Centro Pop fica localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão.

Fonte: Comdecom

Compartilhar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

%d blogueiros gostam disto: