Giorgia Meloni dá lição em Macron e tira aborto de esboço de declaração do G7

Os líderes do G7 evitaram uma referência direta ao aborto em seu comunicado final nesta sexta-feira (14), conforme revelou um rascunho visto pela agência Reuters.

Porém, a líder italiana Giorgia Meloni acusa Emmanuel Macron de politizar o debate, após G7 evitar menção direta ao aborto em comunicado final.

A Itália recusou-se a ceder à pressão francesa para incluir a palavra, gerando um atrito diplomático entre os dois países.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, acusou o presidente francês, Emmanuel Macron, de tentar “marcar pontos políticos” antes das eleições nacionais na França.

O comunicado do G7 reafirmou os compromissos com “o acesso universal a serviços de saúde adequados, acessíveis e de qualidade para as mulheres”, conforme decidido na cúpula de Hiroshima, no Japão, no ano anterior, mas omitiu a menção específica ao aborto que estava presente no comunicado de 2023.

Roma, que detém a presidência rotativa do G7, argumentou que não era necessário usar essa linguagem, pois o compromisso de Hiroshima já havia sido reiterado. No entanto, diplomatas afirmaram que França e Canadá tentaram reforçar a linguagem sobre o “direito ao aborto”, mas enfrentaram forte resistência dos italianos.

“Vocês não têm a mesma sensibilidade em seu país”, disse Macron a um repórter italiano na noite de quinta-feira (13).

“A França tem uma visão de igualdade entre mulheres e homens, mas essa não é uma visão compartilhada por todo o espectro político.”

Meloni, que é contra o aborto, respondeu que não havia motivo para gerar uma polêmica sobre o assunto.

“Acho que é profundamente errado, em tempos difíceis como estes, fazer campanha (para uma eleição) usando um fórum precioso como o G7”, declarou a premiê a repórteres.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias