Reitores de universidades de todo o país se reúnem para debater desafios da educação 

Os reitores também estarão presentes no Festival LED, somando-se a vozes de diversas áreas em fóruns de discussão sobre a educação no país
Universidades e instituições de educação de todo o país foram convidadas para participar do IX Fórum de Reitores e Dirigentes de Universidades Parceiras do Canal Futura, amanhã, dia 20 de junho, no auditório da Editora Globo (RJ). E nessa edição, o fórum traz novidades: além de promover a integração e o debate entre mais de 60 reitores e representantes de universidades públicas, privadas e comunitárias, o Futura também levará esses nomes ao encontro de personalidades de diversas áreas, comprometidas com a educação, no Festival LED – que acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.

O IX Fórum, que é promovido pelo Canal Futura, vai reunir instituições como Unicamp, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), entre outras. As instituições participarão de debates que buscam construir pautas em comum para a educação.

A cada dois anos, o Futura reúne reitores da rede de universidades parceiras para que eles possam colaborar com a construção das linhas editoriais do canal sobre educação e ensino superior. Juntos também fortalecem uma grande rede que atua, em conjunto, em torno de várias agendas estruturantes para o país. O canal mantém a rede de Universidades parceiras ativa na troca de conteúdos e na colaboração em produções desenvolvidas por jovens estudantes de todas as regiões, trazendo para a tela do Futura a diversidade brasileira.
Esse é um encontro de diálogos e reflexões sobre educação em nosso país, além de um importante momento para planejar as ações que a rede de Universidades e o Canal Futura promoverão nos próximos dois anos, em parceria, no intuito de repercutir nas telas e nos territórios. Essa escuta e colaboração com as Universidades mantém o Futura sempre atualizado com a produção de novos conhecimentos e sua aplicação nas diversas realidades sociais”, destaca Deca Farroco, superintendente de Projetos da Fundação Roberto Marinho.
As atividades do IX Fórum começam às 14h, com as boas-vindas do secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que vai contextualizar os participantes sobre a atuação da FRM e do Canal Futura. Na sequência, a superintendente de Conhecimento da FRM, Rosalina Soares, apresentará os destaques da pesquisa “Juventudes, Educação e Trabalho”.
O Fórum conta com a participação do diretor geral de Jornalismo da Rede Globo, Ricardo Villela, que vai apresentar aos reitores a Academia de Jornalismo, um programa de aprendizagem continuada, destinado a todos os profissionais da área na Rede Globo no Rio, SP, MG, PE, e em Brasília, e dos escritórios internacionais. O diretor fala aos reitores o contexto no qual o projeto foi criado, dentro de um cenário de valorização do jornalismo profissional, em um ambiente contaminado por fake news e desinformação. É uma iniciativa de desenvolvimento e treinamento, para aprimorar recursos e contar histórias verdadeiras.
Agora, essa iniciativa de valorização do jornalismo profissional ganha nova dimensão, com acesso ao público em geral, que poderá consumir o conteúdo inédito por meio de um trilho especial no canal de Educação no Globoplay, que terá atualizações semanais e é mantido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Globo.
A gerente do Valor Social da Globo, Viridiana Bertolini e a supervisora do Núcleo Inclusão Educacional da FRM, Bia Lima também participam do Fórum e destacam as principais ações do Festival Led, das quais os reitores vão participar. Em seguida, a superintendente de Projetos da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, a supervisora do Canal Futura, Mariana Seivalos, e representantes das universidades vão debater pautas em comum para o trabalho colaborativo do grupo para os próximos dois anos.
Nos dias 21 e 22, durante o Festival LED, os educadores participarão de painéis com temas como educação como caminho para a liberdade; educação anticapacitista; educação digital democrática e educação política nas escolas; crise climática: um desafio real e de todas as gerações; como os criadores de conteúdo influenciam a sociedade. Personalidades como Deives Picás, Angela Davis, Ailton Krenak, Felipe Neto, Pequena Lô, entre outros, estarão presentes.
Source: Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias