Prefeitura de Porto Velho realiza audiência pública para discutir o novo Código de Obras

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) realizará, na próxima sexta-feira (28), às 19h, no auditório da Unir Centro, audiência pública para debater o novo Código de Obras do município.

Essa nova ferramenta legislativa está sendo discutida, para se adequar ao crescimento imobiliário da capital, permitindo mais celeridade em procedimentos como a Licença de Obras, refletindo no impulso à expansão da construção civil.

“O novo Código de Obras do município contempla uma série de inovações, priorizando o uso de tecnologias e a unificação dos processos. A expectativa é de que o tempo seja reduzido, em média, em cerca de 70% nos procedimentos, como o Habite-se e as Licenças de Obras”, explicou o secretário da Semur, Gustavo Nobre.

A diretora do Departamento de Licenciamento de Obras da Semur, Fernanda Oliveira Piccoli, informou que a audiência visa apresentar a minuta da lei do novo Código de Obras para entidades, instituições e a sociedade. “Vamos debater, receber as sugestões e ver o que dá para ajustar e, se for o caso, promover adequações. Precisamos da opinião dos atores envolvidos no processo e convocamos toda a sociedade para essa audiência pública”, relatou.

Após a audiência, se houver a necessidade de ajustes, a minuta será adequada para em seguida ser enviada à Câmara Municipal. “A nossa intenção é que a nova lei desburocratize, dê mais celeridade ao processo, sem deixar de observar as leis em vigor. O objetivo é com a autodeclaração após a apresentação da documentação necessária, a licença seja emitida, assim autorizando e o início dos trabalhos. Não é abrir mão das exigências legais, mas simplificar procedimentos”, completou.

O gerente da Divisão de Análises de Projetos da Semur, Ítalo Isac Teixeira, reforçou que “outra novidade é a licença unificada, quando ela envolver mais de uma pasta, que ocorre nas obras comerciais, empresariais e outros. Isso agora vai ser num único processo, o que vai reduzir o tempo, sem deixar de observar a legislação em vigor”.

NOVO CÓDIGO

O novo código de obras estabelece seis importantes avanços: a desburocratização, a simplificação, a segurança jurídica, a transformação digital, a atribuição de responsabilidade e o procedimento autodeclaratório. Para o futuro, a meta é estabelecer o licenciamento unificado, com peticionamento administrativo eletrônico e o licenciamento residencial unifamiliar ser automático, através do portal da Prefeitura.

O avanço se estrutura em mais agilidade nos procedimentos de licenciamento, permitindo reduzir os prazos dos processos de aprovação; organizar e padronizar os documentos para o licenciamento; garantir e investir no licenciamento digital – tecnologia e inovação; definir protocolos e alinhamentos entre as Secretarias e Departamentos.

O Código de Obras e Edificações é uma legislação municipal que estabelece as normas e diretrizes para a construção, reforma, ampliação e regularização de edificações em uma cidade. Ele visa garantir a segurança, a qualidade e a adequação das construções, bem como promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Para acessar o Edital de Convocação, a Minuta do Anteprojeto de Lei Complementar do Código de Obras e Edificações, bem como todo o procedimento de execução da Audiência, consulte o site da Semur.

CRESCIMENTO

Mesmo com a atual legislação em vigor, o número de Habite-se e de Licença de Obras aumentou nos últimos anos, fruto também de a Prefeitura ter promovido várias ações pontuais, que deram mais eficiência nesses processos.

Em 2017, foram emitidos 134 Habite-se e 165 Licenças de Obras. Ao final de 2023, a Prefeitura registrou 541 Habite-se e mais 678 Licenças de Obras. Em 2021, foram emitidas 758 licenças e em 2022, foram 711. Os números mostram uma média superior a duas licenças emitidas ao dia. Esse aumento é fruto de novos procedimentos, nova mentalidade, aplicando novas tecnologias e uma maior interligação entre as pastas envolvidas no processo.

Source: SMC
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias