O vereador Amauri Valle rebate informações mentirosas veiculadas sobre o hospital de Machadinho D’Oeste (veja o vídeo)

O vereador Amauri Valle (Republicano), em um pronunciamento no Instagram nesta segunda-feira (24), criticou informações veiculadas na Rádio Comunitária 87,9 FM, da cidade de Machadinho D’Oeste. O vereador classificou as informações de mentirosas.

Município, gerida pela MEDIALL BRASIL S.A, Amauri diz que, as informações divulgadas pelos algozes não passam de uma grande inverdade e denomina, uma mentira travestida de verdade. Segundo ele, os boatos veiculados no programa de rádio e divulgados no Facebook e na internet afirmando que o Hospital de Machadinho é um frigorífico e que as pessoas estão morrendo no hospital é uma grande farsa que só está causando pânico nas pessoas.

E acrescenta, as informações divulgadas “não procedem, em hipótese alguma, segundo Amauri, as denúncias propagadas na rádio, internet e Facebook, não passam uma grande inverdade nua e crua para causar terror nas pessoas.

Sobre a situação da saúde no município, Amauri traz os seguintes esclarecimentos:

“Vamos tratar de um assunto bem sensível, mas que é necessário vir a público e trazer a verdade. Eu falei a semana passada sobre a mentira nas vestes da verdade e a verdade nua e crua. E você vai decidir no que você prefere acreditar, na mentira com as vestes da verdade, ou, na verdade, nua e crua.

Tem alguns políticos, pré-candidatos, alguns desocupados e aqueles que gostam de fazer sempre a oposição sem embasamento nenhum. A oposição por oposição e quer o poder a qualquer custo, sem ter projeto nenhum, sem ter proposta nenhuma, sem trazer para você, a solução dos problemas.

É muito fácil apontar o problema difícil e trazer a solução para resolver os problemas. É fácil apontar o buraco, mas difícil falar como vai tampar o buraco.

Nesse vídeo, eu vou trazer para os senhores, falam da atual situação e toca o terror na saúde e na administração, criando medo nas pessoas, como se você fosse entrar no hospital vivo e sair morto, como se aquilo fosse um frigorífico de abate. Isso é uma mentira deslavada.

Essas pessoas não têm vergonha na cara, de implantar o medo na população, nas pessoas que na hora mais difícil da vida, num momento que estão fragilizadas com seus entes doentes e/ou a própria pessoa doente e fica com medo – a gente escuta as pessoas falarem.

Senhores, isso é mentira. Eu vou trazer para os senhores alguns dados e cada um faça sua própria análise.

Esses números são oficiais, se quiserem, me procure ou pesquise os dados na internet na base de dados do governo federal na tabela de mortalidade. Vamos comparar 2022 com 2023. em 2022 o serviço era público, em 2023 passou ser terceirizado.

Em 2022 morreu 55 pessoas, sendo 32 fora do hospital e 23 no hospital, sendo 23 mulheres e 32 homens.

De 55, 20 tinham de 80 a 100 anos, o mais velho com 94 anos e três meses, o mais novo com dois anos e oito meses, nove tinham de 70 a 80 e 11 entre 60 e 70, ou seja, dos 55, 73%, ou seja, 40 óbitos, eram de pessoas na faixearia de 60 a 80 anos. A média da idade dos mortos foi de 65 anos, a expectativa de vida em Rondônia é 72 anos.

As pessoas estão falecendo em Machadinho, dentro da expectativa de vida. É simples, a vida é assim, quem está vivo morre. E aí, de 0 a 10 anos, morreram três pessoas de 0 a 10 anos. Em 2023, onde a saúde passou a ser terceirizada, de 0 a 10 anos morreram três pessoas do mesmo jeito, morreram 61 pessoas, 29 no hospital e 32 em casa, 22 mulheres e 39 homens. A média de 64 anos e alguns meses, a mesma coisa do ano anterior basicamente, dos 61, 12 entre 80 e 100 anos, 17 entre 70 e 80 e 13 entre 60, 70, de novo senhores, 61 por 42 pessoas, ou seja, 61% tinha entre 60 e 100 anos, dentro da expectativa de vida de Machadinho D’Oeste e 65 anos, 70 anos aqui de Rondônia.

Então senhores, onde é que tá o terror que as pessoas estão falando na rádio e nas redes sociais, na internet?

Que o Hospital de Machadinho é um frigorífico. Isso é mentira, senhores, não acredite nesse cidadão, mal-intencionado.

E outra coisa é fácil criticar o prefeito, tem que elogiar por ter tido a coragem que teve de fazer diferente.

Fazer igual é fácil, todo mundo faz.

Outra coisa, meus amigos, aquele que anda pelo caminho que todo mundo anda, chega onde todo mundo chega. Se você não fizer coisas diferentes, nunca vai evoluir a sociedade, nunca vai evoluir o serviço público, tem problema? Tem. Como em qualquer lugar, como em qualquer município, qualquer estado, no Brasil todo tem problemas, lida com pessoas, com seres humanos.

Não temos um salário muito bom, isso é verdade. Tem o estresse da profissão. Só quem fica um dia no hospital com doente sabe o tanto que a profissão é estressante. Então, senhores, o hospital está hoje bem cuidado, as pessoas estão bem cuidadas, ar condicionado, cama com equipamento bom, comida boa, atendimento, remédio, profissionais. Onde é que tá o que estão falando? Que isso aqui é uma mortandade, é mentira. Os números tá aqui para provar que isso é uma mentira.

No que os senhores tiverem dúvida, podem vir no meu gabinete, procura o secretário de Saúde, vem no meu gabinete que eu tenho esses dados, ok, senhores.

Amauri Valle está sempre à disposição para trazer a verdade, porque a verdade vos libertará. A mentira só traz celeuma, só traz catástrofe, só traz desespero para as pessoas. Eu não me conformo com as pessoas que fazem a política, a politicagem, a hipocrisia, sabe, o mau-caratismo em cima da mentira para tomar o poder de qualquer jeito. Você ganha o poder através do voto, apresentando propostas. Propostas sérias, propostas reais de melhoria naquilo que já tem, não apenas de criticar puro e simples, criticar é muito fácil, todo mundo critica, é que nem falar, falar até papagaio fala”, finalizou Amauri.

Veja o vídeo:

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias