Rio Madeira está com menos da metade do nível registrado há um ano

O Rio Madeira está atualmente com menos da metade do nível registrado há um ano, uma situação que pode ter várias implicações para a região. A redução significativa no nível das águas pode ter consequências desastrosas na região, sobretudo, a crise hídrica que assola os estados da Amazônia, que pode ser ainda maior até o final do verão.

Comunidades que dependem do Rio Madeira para o abastecimento de água potável podem enfrentar escassez, afetando diretamente a qualidade de vida. Em Porto Velho, não há registro de chuva há um mês e a cidade já sofre grandes efeitos de poeira e de queimadas.

A situação do Rio Madeira destaca a importância da gestão sustentável dos recursos naturais e da adaptação às mudanças climáticas para garantir a resiliência das comunidades e dos ecossistemas dependentes desse rio vital.

Contudo, é no rio Madeira que a situação tem contornos de tragédia. De acordo com o boletim hídrico divulgado pelo Governo do Estado na segunda-feira (24), o nível do Madeira estava em 4,09 metros. Há um ano, a medição apontou mais que o dobro: 8,37 metros. Em 2022, o nível estava em 6,33 metros.

Por enquanto, o maior problema ocorre apenas no Madeira e no Guaporé, em Costa Marques. O rio da fronteira registrou 5,40 metros, enquanto no ano passado estava em 8,84 metros.

Ainda segundo o boletim, outro rio importante, o Machado, em Ji-Paraná, registrou 6,65 metros. Em 2023, o nível era de 6,98 metros.

Source: Redação/CN
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias