Campanha orienta sobre combate ao trabalho infantil em localidades do baixo Madeira

Nos dias 17 a 20 de Junho de 2024, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), por meio de sua rede de serviços, projetos e programas voltados a políticas públicas de atendimento à criança e adolescente realizou ação de combate ao trabalho infantil nas escolas das localidades do Rio Verde, Calderitas, Brasileira e Linha 28, situadas no baixo Madeira.

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Semasf, Ane Caroline Galvão Alves, dirigiu os trabalhos, que contou com a equipe volante do serviço, formada pela psicóloga, Maria de Fátima de Oliveira, a assistente social, Auricélia Cavalcante dos Santos e a articuladora do Selo Unicef, Marina Falcão.

O projeto consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, com temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Art. 60, onde se preconiza que é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz.

O objetivo da ação, segundo Ane Caroline, é que os educadores com a capacitação atuem como multiplicadores, abordando os referidos temas em sala de aula, podendo, ainda, realizar eventos escolares que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.

“Busca-se, com o presente projeto, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente”, disse a coordenadora do Peti da Semasf.

Cada escola participante do projeto recebeu material de apoio pedagógico sobre o tema “Trabalho Infantil” (cartilhas, boletins, cartazes), com orientações aos professores.

Source: da Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias