Empresa brasileira que está à beira da falência recebe ameaça dos EUA caso negocie com a China

Os Estados Unidos ameaçam impor um embargo à brasileira Avibras Aeroespacial caso a empresa, que está à beira da falência, venda 49% de suas ações para a estatal chinesa Norinco.

A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo, com representantes do governo americano alertando membros da administração Lula (PT).

Em 6 de junho, a Revista Sociedade Militar noticiou que a Avibras, em recuperação judicial desde março de 2022, possui uma dívida de R$ 600 milhões e pode falir se a venda não for realizada.

A possível aquisição da Avibras pela Norinco, aprovada por três oficiais-generais brasileiros, preocupa os EUA devido ao risco de a China acessar tecnologia militar americana sensível. O embargo impediria a Avibras de usar produtos americanos, impactando severamente a empresa, pois muitos de seus sistemas dependem de tecnologia dos EUA.

Um exemplo é o programa Astros, sistema de mísseis e foguetes do Exército Brasileiro, que utiliza comunicações da Harris Corporation, uma empresa americana. Sem esses componentes, a continuidade de vários programas militares brasileiros ficaria comprometida.

Além disso, a Avibras conta com outras sete empresas americanas como fornecedoras em sua cadeia produtiva.

Source: JCO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias